A Honda apresentou o Novo CR-V 2013 para imprensa especializada na semana passada em pista de testes na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo. O CARPLACE esteve presente e conferiu a novidade, além de rodar com a versão automática e a nova opção de entrada com câmbio manual. Confira as impressões ao dirigir o Novo Honda CR-V 2012.
Impressões ao dirigir: Novo Honda CR-V 2012 - Veja os detalhes em fotos
Clique nas imagens para ver em alta resolução. Se você acha que o Novo CR-V recebeu apenas um facelift, está enganado. Trata-se de uma nova geração, onde todas as peças da carroceria são novas, o chassi foi aprimorado e novas tecnologias foram aplicadas ao modelo. A mudança é tanta que marca diz que o modelo deixou de ser um SUV, e pelo nível de conforto e dirigibilidade que entrega, passou a ser um Crossover. Ao vivo, é notável a evolução estética. A mudança mais significativa está na parte dianteira, a qual ganhou um novo desenho, mais esportivo, com faróis mais angulados e com máscara negra com a grade dando sequência ao seu formato e acabamento com três filetes cromados. A lateral também mudou de forma mais discreta, com linhas mais limpas e um vinco ascendente começa na porta dianteira e conclui na traseira. No entanto, o que chama mais a atenção nas laterais é o novo desenho marcante da moldura dos vidros na parte traseira que combina o desenho das lanternas, as quais também são novas. Na parte traseira, a tampa do porta-malas e o para-choque, ambos com desenho de linhas arredondadas completam o visual.
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Assim como fez com o Novo Civic, a Honda inclui muita tecnologia no seu "crossover". Entre as novidades estão a central de informações i-MID que adiciona uma tela LCD ao centro do painel e conta com todos os comandos no volante, o qual é o mesmo do Civic, diga-se de passagem. O modelo também recebe câmera de ré, sistema de com conexão USB capaz de ler aquivos MP3, JPG além do iPod. Todas as versões contam com controles do áudio e piloto automático no volante, airbag duplo e ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) além da função ECON. Na versão top de linha, o modelo dispõe do mesmo sistema de navegação integrado ao painel em uma tela de 6,5 polegadas polegadas. Clique aqui para conferir os detalhes dos novos itens de série de todas as versões Impressões ao dirigir o Novo Honda CR-V 2012
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É dirigindo o Novo CR-V que fica claro o motivo da Honda reclassificar o modelo como crossover. Com ajustes e posição de dirigir muito semelhantes a de um carro de passeio tradicional (o CR-V é construído sobre uma variação da plataforma do Novo Civic), rapidamente se esquece que trata-se de um carro "grande".
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Encontrar a posição ideal para dirigir é facilitada pelos ajustes de altura e profundidade do volante, assim como o banco do motorista também possui ajuste manual de altura. O volante, o mesmo do Civic, é revestido em couro e seus comandos são bastante intuitivos. A ergonomia geral é boa, com fácil acesso aos comandos no console central, maçanetas e botões dos vidros elétricos. A tela do i-Mid está bem posicionada na parte superior do console e permite fácil leitura de todas as informações disponíveis. As letras são grandes em praticamente todas as funções, o que confere conforto e segurança ao condutor. Após todos os ajustes, hora de ligar o motor e acelerar. Primeiro avaliamos a nova versão de entrada, a LX equipada com câmbio manual. Quem gosta de ter o carro na mão, vai gostar. Os engates são precisos e a embreagem bem leve, o que torna a condução bem fácil. As respostas do motor são imediatas, e apesar de não ter um desempenho arrebatador, não deixa faltar fôlego ao modelo. A impressão é de que os 155 cavalos de potência são "justos" para o CR-V.
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Já a versão equipada com câmbio automático de cinco marchas, a que representará o maior volume de vendas, também agrada. As trocas de marchas ocorrem de modo suave. Em ambos os modelos, a função ECON tira um pouco do apetite do motor para privilegiar o consumo de combustível, mas em baixas rotações a mudança de comportamento é mínima. No pequeno trecho travado da pista de teste, o CR-V demonstrou boa estabilidade nas curvas, segurando bem o traçado. Os freios também se demonstraram eficientes nos testes. A direção com assistência elétrica é um dos destaques. Não passa a sensação de flutuação e transfere as manobras com muita agilidade, bem direta. Com ela, a sensação é a mesma de se estar dirigindo um carro menor.
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Considerações O Novo Honda CR-V evoluiu bastante. Se o visual apenas evoluiu, a tecnologia revoluciona. O visual ficou mais esportivo e os mimos de conforto não decepcionam, no entanto, faz falta a conectividade bluetooth nas versões mais em conta. O estilo de condução é muito semelhante ao de um carro pequeno, e isso deve agradar as mulheres. A visibilidade é boa em todas os lados e a direção é bem leve. No teste, não foi possível medir o consumo. A Honda aposta alto nas alterações. De acordo com a marca, a expectativa é ver as vendas do modelo aumentarem em 65% com a nova geração, mantendo o CR-V como líder do segmento.

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