Tradicionalismo: Consumidor brasileiro prefere carros tradicionais a novos modelos há uma década
O brasileiro ainda prefere os carros tradicionais aos novos modelos à venda no mercado. A afirmativa foi feita pelo jornal O Estado de São Paulo, que também confirmou a preferência pelos veículos compactos e produzidos no país.
Apesar da elevação da frota nacional e do aumento da oferta de modelos, cinco automóveis ainda respondem por 30% de todas as vendas no Brasil. Há 10 anos, os mesmos carros representavam 50% de todo o mercado automotivo no país.
É bem verdade que houve uma queda no volume, contudo o levantamento mostra a relutância do consumidor nacional em mudar de montadora na hora de comprar ou trocar de carro.

Na década passada, mais precisamente no ano de 2002, de 1,39 milhão de veículos negociados por aqui 48,3% pertenciam ao Volkswagen Gol, aos Chevrolet Celta e Corsa Sedan e aos Fiat Uno e Palio.
Já em 2011 este percentual caiu para 28%. Ao todo foram comercializadas 3,42 milhões de unidades dos modelos Gol, Celta, Corsa, Uno e Fox – que assumiu o lugar do Palio.
Entretanto, apesar do volume total de vendas ter quase que dobrado, as vendas dos cinco primeiros colocados da lista cresceram 43%.

Em relação aos automóveis de luxo, com motorização superior a 2.0, houve um considerável aumento. Em 2005 esse nicho sequer chegava a 1% (0,6%). Hoje, a participação é de 1,5%.
Por Michelle Sá / Fonte: Terra


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