SEDÃS MÉDIOS, resultados de 2011: Quem subiu e quem desceu

O domínio dos modelos japoneses entre os sedãs médios permaneceu em 2011. Pelo 3º ano consecutivo a liderança coube ao Toyota Corolla, que emplacou 53.147 unidades, embora tenha registrado queda de quase 3,5% na comparação com 2010. O Honda Civic manteve a 2ª posição, mas as 22.962 unidades representaram uma redução superior a ¼ do total comercializado no ano anterior.
SEDÃS MÉDIOS, resultados de 2011: Quem subiu e quem desceu
Quem se aproveitou do mau momento do japonês foi o Kia Cerato, que emplacou 20.688 unidades (+46%) e chegou a se manter em 2º lugar durante boa parte do ano, mas fechou na 3ª posição.
SEDÃS MÉDIOS, resultados de 2011: Quem subiu e quem desceu
A nova geração do VW Jetta alcançou o maior crescimento dentre todos os concorrentes - +547% - e assegurou a 4ª colocação, com mais de 14 mil unidades. O top 5 foi completado pelo Fiat Linea (12,2 mil) com um tímido crescimento (+1,5%).
SEDÃS MÉDIOS, resultados de 2011: Quem subiu e quem desceu
Dentre os novos modelos lançados no ano passado o Renault Fluence foi o mais vendido. Com início de comercialização em março, o sedã da marca francesa ficou em 8º lugar com quase 10,4 mil unidades. O Chevrolet Cruze veio logo em seguida, mas as 9,4 mil unidades foram asseguradas basicamente nos últimos quatro meses.
SEDÃS MÉDIOS, resultados de 2011: Quem subiu e quem desceu
Destaque para o forte crescimento do Mercedes-Benz Classe C, com quase 7 mil unidades vendidas (+71,4%) e bem à frente de fortes rivais como o BMW Série 3 (3,4 mil), o Audi A4 (1,5 mil) e o Volvo S60 (1 mil).
SEDÃS MÉDIOS, resultados de 2011: Quem subiu e quem desceu
Confira os principais destaques de 2011 (entre parênteses os resultados de 2010): SEDÃS MÉDIOS RANKING GERAL 1. Toyota Corolla – 53.147 (55.024) 2. Honda Civic – 22.962 (31.229) 3. Kia Cerato – 20.688 (14.210) 4. VW Jetta - 14.085 (2.176) 5. Fiat Linea – 12.258 (12.082) 6. Chevrolet Vectra – 11.575 (19.974) 7. Nissan Sentra – 10.489 (5.949) 8. Renault Fluence – 10.386 (107) 9. Chevrolet Cruze – 9.418 (0) 10. Ford Focus Sedan – 8.357 (8.478) 11. Citroën C4 Pallas – 7.252 (11.948) 12. Mercedes-Benz Classe C – 6.835 (3.988) 13. Peugeot 408 – 6.563 (0) 14. BMW Série 3 – 3.382 (3.307) 15. Hyundai Elantra – 2.459 (0) 16. Audi A4 – 1.507 (1.193) 17. Volvo S60 – 1.074 (0) 18. Lifan 620 – 819 (286) 19. Mitsubishi Lancer – 569 (0) 20. Peugeot 307 Sedan – 449 (2.536) 21. JAC J5 – 80 (0) SUBIRAM (2011/2010) ↑ • VW Jetta +547,29% • Lifan 620 +186,36% • Nissan Sentra +76,32% • Mercedes-Benz Classe C +71,39% • Kia Cerato +45,59% • Audi A4 +26,32% • BMW Série 3 +2,27% • Fiat Linea +1,46% DESCERAM (2011/2010) ↓ • Peugeot 307 Sedan -82,29% • Chevrolet Vectra -42,05% • Citroën C4 Pallas -39,30% • Honda Civic -26,47% • Toyota Corolla -3,41% • Ford Focus Sedan -1,43% Observação: Chevrolet Cruze, Hyundai Elantra, JAC J5, Mitsubishi Lancer, Peugeot 408, Renault Fluence e Volvo S60 não eram comercializados em 2010. As unidades do JAC e do Renault emplacadas no ano passado foram para distribuição às concessionárias e/ou testes anteriores ao início da comercialização oficial. Por Thiago Parísio / Fonte: Fenabrave

SEDÃS MÉDIOS, resultados de 2011: Quem subiu e quem desceu

Foto de: Thiago Parísio