POPULARES, resultados de 2011: Quem subiu e quem desceu

O VW Gol assegurou mais um ano de liderança geral de vendas no mercado brasileiro e por conseqüência se manteve à frente entre os populares, registrando praticamente o mesmo resultado alcançado em 2010 (293.454 x 293.783). O veículo da marca alemã, entretanto, perdeu espaço: a diferença para o Fiat Uno, 2º colocado, caiu de 64,5 mil unidades em 2010 para menos de 20 mil no ano passado. O Chevrolet Celta (149.044), com queda de quase 4%, manteve a mesma 3ª posição do ano anterior.
POPULARES, resultados de 2011: Quem subiu e quem desceu
Dois modelos chineses capitanearam o ranking de crescimento. O Lifan 320, 11º e último colocado, saltou de 417 unidades para 2.003 unidades e avançou 380% de um ano para o outro. Já o Chery Face, que emplacou quase 5,8 mil unidades, cresceu 93%. Reduzindo a vantagem do líder, o Uno foi o único entre os cinco mais vendidos a evoluir nos últimos 12 meses (+19%).
POPULARES, resultados de 2011: Quem subiu e quem desceu
Na outra ponta, ninguém perdeu tanto espaço quando o Ford Ka. Com 63.764 unidades emplacadas, o veículo mais barato da norte-americana no país recuou quase 25% e pode ficar em situação mais complicada ao longo de 2012 com o fortalecimento de concorrentes como o Nissan March.
POPULARES, resultados de 2011: Quem subiu e quem desceu
Confira os resultados finais de 2011 (entre parênteses os resultados de 2010): VEÍCULOS DE ENTRADA RANKING GERAL 1. VW Gol – 293.454 (293.783) 2. Fiat Uno – 273.537 (229.323) 3. Chevrolet Celta – 149.044 (155.180) 4. Fiat Palio – 105.794 (137.519) 5. Ford Ka – 63.764 (84.883) 6. Peugeot 207 – 36.869 (39.851) 7. Renault Clio – 27.057 (30.094) 8. Chery QQ – 9.923 (0) 9. Nissan March – 6.939 (0) 10. Chery Face – 5.780 (2.991) 11. Lifan 320 – 2.003 (417) SUBIRAM (2011/2010) ↑ • Lifan 320 +380,34% • Chery Face +93,25% • Fiat Uno +19,28% DESCERAM (2011/2010) ↓ • Ford Ka -24,88% • Fiat Palio -23,07% • Renault Clio -10,09% • Peugeot 207 -7,48% • Chevrolet Celta -3,95% • VW Gol -0,11% Observação: Chery QQ e Nissan March não eram comercializados em 2010. Por Thiago Parísio / Fonte: Fenabrave

POPULARES, resultados de 2011: Quem subiu e quem desceu

Foto de: Thiago Parísio