POPULARES, resultados de 2011: Quem subiu e quem desceu
O VW Gol assegurou mais um ano de liderança geral de vendas no mercado brasileiro e por conseqüência se manteve à frente entre os populares, registrando praticamente o mesmo resultado alcançado em 2010 (293.454 x 293.783).
O veículo da marca alemã, entretanto, perdeu espaço: a diferença para o Fiat Uno, 2º colocado, caiu de 64,5 mil unidades em 2010 para menos de 20 mil no ano passado. O Chevrolet Celta (149.044), com queda de quase 4%, manteve a mesma 3ª posição do ano anterior.

Dois modelos chineses capitanearam o ranking de crescimento. O Lifan 320, 11º e último colocado, saltou de 417 unidades para 2.003 unidades e avançou 380% de um ano para o outro. Já o Chery Face, que emplacou quase 5,8 mil unidades, cresceu 93%. Reduzindo a vantagem do líder, o Uno foi o único entre os cinco mais vendidos a evoluir nos últimos 12 meses (+19%).

Na outra ponta, ninguém perdeu tanto espaço quando o Ford Ka. Com 63.764 unidades emplacadas, o veículo mais barato da norte-americana no país recuou quase 25% e pode ficar em situação mais complicada ao longo de 2012 com o fortalecimento de concorrentes como o Nissan March.

Confira os resultados finais de 2011 (entre parênteses os resultados de 2010):
VEÍCULOS DE ENTRADA
RANKING GERAL
1. VW Gol – 293.454 (293.783)
2. Fiat Uno – 273.537 (229.323)
3. Chevrolet Celta – 149.044 (155.180)
4. Fiat Palio – 105.794 (137.519)
5. Ford Ka – 63.764 (84.883)
6. Peugeot 207 – 36.869 (39.851)
7. Renault Clio – 27.057 (30.094)
8. Chery QQ – 9.923 (0)
9. Nissan March – 6.939 (0)
10. Chery Face – 5.780 (2.991)
11. Lifan 320 – 2.003 (417)
SUBIRAM (2011/2010) ↑
• Lifan 320 +380,34%
• Chery Face +93,25%
• Fiat Uno +19,28%
DESCERAM (2011/2010) ↓
• Ford Ka -24,88%
• Fiat Palio -23,07%
• Renault Clio -10,09%
• Peugeot 207 -7,48%
• Chevrolet Celta -3,95%
• VW Gol -0,11%
Observação: Chery QQ e Nissan March não eram comercializados em 2010.
Por Thiago Parísio / Fonte: Fenabrave


