A Ford apresentou na manhã desta quarta-feira (05) o New Fiesta Hatch e por um período de quarto horas rodamos com o modelo pelas ruas de Punta Del Este, no Uruguai. A versão disponibilizada pela marca do oval azul foi a top de linha, com todos os opcionais disponíveis. Pelo preço, esperávamos mais.
Impressões ao dirigir: New Fiesta Hatch 2012
Mas antes de criticar, vamos elogiar, pois o carro tem atributos que merecem ser destacados. O principal é o conjunto motor-transmissão. O propulsor Sigma 1.6l 16v desenvolve bem e o câmbio manual de cinco marchas está bem escalonado. Apesar de parecer maior, pesa apenas 1.145 kg o que confere ao modelo uma boa relação peso/potência: 9,96 kg/cv no etanol e 10,41 kg/cv.
Impressões ao dirigir: New Fiesta Hatch 2012
Com isso, acelera bem. O teste drive foi realizado com quatro adultos dentro do carro e em nenhum momento foi sentido falta de força ou potência. Mas, devemos fazer uma ressalva: o torque máximo chega um pouco tarde, na faixa dos 4.250 rpm. Isso significa que acelera melhor com rotações acima de 3.500 rpm, o que pode significar um consumo não muito atraente no trânsito intenso das grandes metrópoles apesar de a Ford anunciar consumo médio combinado de 12,1 km/l com gasolina e 8,2 km/l com etanol. Motor e câmbio são as partes boas. Outra são os três anos de garantia de fábrica desde que o proprietário utilize a rede concessionária para realizar as manutenções. Normalmente é mais caro do que uma oficina independente, mas a Ford garante revisões com preço fixo até os 60.000 km.   A posição de dirigir é muito boa. O modelo envolve bem o motorista e os comandos estão bem localizados, exceto o botão de liberação das travas das portas, no console central. Podia ser na porta, juntamente com o acionamento dos vidros, mas isso é algo com que se acostuma.
Impressões ao dirigir: New Fiesta Hatch 2012
Os bancos com revestimento de couro da versão avaliada são confortáveis e apresentam regulagem de altura e profundidade, assim como o volante, que tem uma boa pegada. E com o ajuste de altura do cinto de segurança, é possível encontrar uma posição confortável para cada tipo e estilo de condução. Premium Na apresentação do produto, a Ford fez questão de posicionar o New Fiesta Hatch no segmento dos compactos Premium. Ok, o carro tem design e estilo para ser Premium, mas faltou em equipamentos. O computador de bordo é simples, e a tela de LCD no painel poderia mostrar um sistema de navegação por GPS.
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Faltou ainda alguns detalhes que fazem diferença nos modelos Premium, como luz de cortesia no espelho do quebra sol do passageiro, o acabamento em tom mais claro no centro do painel poderia ser de um aço escovado mais elegante, e o ar-condicionado digital, automático.
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Os bancos são confortáveis, mas poderiam ser mais. São requintados, de muito bom gosto, mas não transmitiram muita segurança. Porém, como não se trata de um esportivo, passa. Pode melhorar.
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Tecnológicos A Ford equipou o modelo topo de linha com diversos dispositivos tecnológicos interessantes, mas esqueceu de outros, que são facilmente encontrados em veículos Premium, como teto solar e piloto automático.
Impressões ao dirigir: New Fiesta Hatch 2012
O assistente de partida em subidas funciona e é sempre bem vindo, e o Sync Media System agora fala nosso idioma, um avanço. O modelo avaliado tinha sete air bags, mas nenhuma alça para apoiar a mão (o chamado PQP). O sistema de som é bacana, vem com tocador de MP3 e bluetooth, freios ABS (disco na dianteira e tambor na traseira), rodas de 16 polegadas, calçadas com pneus 195/50 R16 (nas versões mais simples, aro 15”, com pneus 185/60 R15). Outro detalhe que todo carro Premium tem e esqueceram no Fiesta: a chave canivete. Bobeira? Pode até ser, mas quem não sente orgulho de colocar uma chave estilosa sobre a mesa quando encontra os amigos?
Impressões ao dirigir: New Fiesta Hatch 2012
Impressões ao dirigir: New Fiesta Hatch 2012
Impressões ao dirigir: New Fiesta Hatch 2012
E já que falamos de estilo, devemos deixar claro que o New Fiesta chega para concorrer com carros de porte maior (pelo menos no preço) e vai ser um modelo feito para quem quer, acima de tudo, certa exclusividade. Por fora oferece isso muito bem, ainda mais na versão topo de linha, que traz a lanterna em LED em uma moldura cromada. Por isso é bonito, mas caro. Por: Alexandre Akashi De Punta Del Este, Uruguai Viagem à convite da Ford

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