Toyota é a marca automotiva mais valiosa do mundo, diz estudo

Mesmo tendo passado por problemas de imagem devido ao sucessivo número de recentes recalls e pelos desastres naturais de março que prejudicaram parte de sua produção no Japão a Toyota ainda é a marca de automóveis mais valiosa do mundo. É o que aponta o ranking “Melhores Marcas Globais” de 2011, da consultoria Interbrand. A marca japonesa, 11º lugar geral de uma lista de 100 empresas, tem o valor de mercado de US$ 27.764 bilhões, um crescimento de 6% frente ao valor de 2010. A Toyota, aliás, não teve vida fácil: a Mercedes-Benz apareceu em 12º lugar com um valor estimado de US$ 27.445 bilhões, apenas US$ 319 milhões atrás – no ano passado a vantagem da japonesa sobre a alemã havia sido superior a US$ 1 bi.
Toyota é a marca automotiva mais valiosa do mundo, diz estudo
A BMW, em 15º lugar, aparece valendo US$ 24,5 bilhões, mais de US$ 5 bi à frente da Honda (19º). Na briga particular entre as marcas esportivas mais desejadas do mundo, vitória da Porsche (72º) sobre a Ferrari (99º). Coca-Cola, IBM e Microsoft lideram o ranking – das dez mais valiosas, aliás, sete são da área de tecnologia. Conheça as 10 primeiras colocadas e as melhores entre as indústrias automobilísticas: 1. Coca-Cola – US$ 71.861 bilhões 2. IBM – US$ 69.905 bilhões 3. Microsoft – US$ 59.087 bilhões 4. Google – US$ 55.317 bilhões 5. GE – US$ 42.808 bilhões 6. McDonald´s – US$ 35.593 bilhões 7. Intel – US$ 35.217 bilhões 8. Apple – US$ 33.492 bilhões 9. Disney – US$ 29.018 bilhões 10. Hewlett-Packard – US$ 28.479 bilhões 11. Toyota – US$ 27.764 bilhões 12. Mercedes-Benz – US$ 27.445 bilhões 15. BMW – US$ 24.554 bilhões 19. Honda – US$ 19.431 bilhões 47. Volkswagen – US$ 7.857 bilhões 50. Ford – US$ 7.483 bilhões 59. Audi – US$ 6.171 bilhões 61. Hyundai – US$ 6.005 bilhões 72. Porsche – US$ 4.580 bilhões 90. Nissan – US$ 3.819 bilhões 99. Ferrari – US$ 3.591 bilhões Por Thiago Parísio / Fonte: Folha Online (por Carolina Matos)

Toyota é a marca automotiva mais valiosa do mundo, diz estudo

Foto de: Thiago Parísio