Toyota é a marca automotiva mais valiosa do mundo, diz estudo
Mesmo tendo passado por problemas de imagem devido ao sucessivo número de recentes recalls e pelos desastres naturais de março que prejudicaram parte de sua produção no Japão a Toyota ainda é a marca de automóveis mais valiosa do mundo. É o que aponta o ranking “Melhores Marcas Globais” de 2011, da consultoria Interbrand.
A marca japonesa, 11º lugar geral de uma lista de 100 empresas, tem o valor de mercado de US$ 27.764 bilhões, um crescimento de 6% frente ao valor de 2010. A Toyota, aliás, não teve vida fácil: a Mercedes-Benz apareceu em 12º lugar com um valor estimado de US$ 27.445 bilhões, apenas US$ 319 milhões atrás – no ano passado a vantagem da japonesa sobre a alemã havia sido superior a US$ 1 bi.

A BMW, em 15º lugar, aparece valendo US$ 24,5 bilhões, mais de US$ 5 bi à frente da Honda (19º). Na briga particular entre as marcas esportivas mais desejadas do mundo, vitória da Porsche (72º) sobre a Ferrari (99º).
Coca-Cola, IBM e Microsoft lideram o ranking – das dez mais valiosas, aliás, sete são da área de tecnologia.
Conheça as 10 primeiras colocadas e as melhores entre as indústrias automobilísticas:
1. Coca-Cola – US$ 71.861 bilhões
2. IBM – US$ 69.905 bilhões
3. Microsoft – US$ 59.087 bilhões
4. Google – US$ 55.317 bilhões
5. GE – US$ 42.808 bilhões
6. McDonald´s – US$ 35.593 bilhões
7. Intel – US$ 35.217 bilhões
8. Apple – US$ 33.492 bilhões
9. Disney – US$ 29.018 bilhões
10. Hewlett-Packard – US$ 28.479 bilhões
11. Toyota – US$ 27.764 bilhões
12. Mercedes-Benz – US$ 27.445 bilhões
15. BMW – US$ 24.554 bilhões
19. Honda – US$ 19.431 bilhões
47. Volkswagen – US$ 7.857 bilhões
50. Ford – US$ 7.483 bilhões
59. Audi – US$ 6.171 bilhões
61. Hyundai – US$ 6.005 bilhões
72. Porsche – US$ 4.580 bilhões
90. Nissan – US$ 3.819 bilhões
99. Ferrari – US$ 3.591 bilhões
Por Thiago Parísio / Fonte: Folha Online (por Carolina Matos)
