Avaliação - Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011
O segmento está aquecido. Coreanos, japoneses e até mesmo os chineses já estão por aqui. Depois do Toyota RAV4, chega a vez do Chevrolet Captiva Sport passar por nossa avaliação.
Avaliação - Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011
Clique nas imagens para ver em alta resolução. A Chevrolet, com sua ampla rede de concessionárias, sabe que precisa mostrar muitas qualidades para emplacar bem entre os SUVs vendidos no Brasil. Pensando nisso, os executivos da marca, junto com seus engenheiros resolveram dar uma renovada na “alma” da Captiva Sport, tanto para a versão de entrada Ecotec, quanto para a mais completa V6.
Avaliação - Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011
A versão Ecotec 2.4, que além de novos itens de série, também ganhou um motor mais potente (que passa a desenvolver 185 cv, 15 cv a mais que a versão anterior) e tem preço sugerido de R$ 90.299. Já versão intermediária, a V6 FWD (com tração dianteira), sai a R$ 96.774. A versão top de linha, V6 AWD, com tração nas quatro rodas e custa R$ 100.774, foi a cedida pela Chevrolet para nossa avaliação.
Avaliação - Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011
Os valores estão bem alinhados e competitivos em comparação aos principais concorrentes. O Toyota RAV4, por exemplo, custa R$ 107 mil, o Mitsubishi ASX, sai a R$ 98.990 e o Honda CR-V, por R$ 99.880, considerando somente as versões equipadas com tração nas quatro rodas. Além desses, não podemos esquecer os modelos “sensação” do momento, o Hyundai ix35 e Kia Sportage. Com pouquíssimas mudanças estéticas, a versão Sport V6 AWD avaliada voltou a usar as rodas cromadas de 17 polegadas de cinco raios (a mesma do modelo 2009) e manteve suas características visuais, como os pára-choques pintados na cor da carroceria, por exemplo.
Avaliação - Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011
Na versão 2011, o modelo topo de linha recebeu um aplique cromado no pára-choque para diferenciar das outras versões. Além disso, são oferecidas duas novas cores, o Preto Carbon Flash e o Cinza Mocha, a mesma que estreou no Chevrolet Malibu (esta exclusiva da versão V6). Segundo a montadora, a Captiva já vendeu mais de 33.000 unidades no Brasil desde seu lançamento.
Avaliação - Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011
Como todo top de linha deve ser, esta versão vem equipada de fábrica com airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS, controle de tração, ESP, ar-condicionado manual, direção hidráulica, computador de bordo, trio elétrico e “cruise control” com comandos no volante, sensor de chuva, sistema de partida remota, ajuste lombar do banco do motorista, bancos dianteiros com aquecimento, câmara de ré com display no retrovisor interno e som premium com 10 alto falantes.
Avaliação - Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011
Conforto e regalias não faltam para quem dirige ou vai de carona na Captiva Sport. Os bancos de couro preto são bem aconchegantes, porém, pecam na hora de segurar o condutor nas curvas por não ter um apoio lateral decente. Com a regulagem elétrica do banco e a do volante (a coluna de direção agora conta com ajuste de altura e profundidade) fica fácil arrumar uma posição adequada para dirigir. Apesar de muitos botões espalhados pelo painel e console central, como teclas do computador de bordo, comandos dos vidros e travas elétricas, ar-condicionado, som, entre outros, a utilização no geral ocorre sem problemas, sendo tudo intuitivo e fácil de se encontrar as funções desejadas. O ambiente interno luxuoso também ajuda a se familiarizar rapidamente com a Captiva. O acabamento do painel é agradável ao toque, tanto na parte superior, quanto nas laterais das portas, além dos vários porta-objetos espalhados pela cabine.
Avaliação - Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011
A grande novidade da Captiva fica mesmo por conta do motor. Pensando em atender ao público que reclamava do consumo voraz de gasolina, a montadora norte-americana trocou o antigo motor V6 3.6 que equipou o modelo até 2010 e agora oferece um mais moderno, de 3.0 litros que gera 268 cavalos, 7 cv a mais que o anterior, com torque de 30,6 kgfm a 5.100 rpm e relação de 89,3 cv/litro. O novo propulsor 3.0 VVT (Variable Valve Timing), se aproveita da adoção da injeção direta de combustível, sistema SIDI (Spark Ignition Direct Injection), que segundo a Chevrolet, garante uma queima de combustível muito mais eficiente. O motor realmente é forte, não deixa nada a desejar nas acelerações e arrancadas e sempre é silencioso.
Avaliação - Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011
Em conjunto com o motor está a eficiente transmissão automática/seqüencial de seis marchas, a mesma que equipa o sedan Malibu, com a opção “Active Select”. Com este conjunto mecânico, Captiva acelera de 0 a 100 Km/h em 10,9 segundos. A Chevrolet afirma que a Captiva V6 ficou mais econômica com o novo conjunto motor/câmbio, mas no computador de bordo, a marca não passou de 5,0 Km/l, chegando no máximo em 4,5 Km/l em nossa avaliação. Rodamos somente na cidade e em alguns trechos livres onde a velocidade média ficou em 120 Km/h. O câmbio também oferece a opção do “Eco Mode”, que pode ser acionado através de um botão no console central, no lado direito da alavanca. O dispositivo atua no gerenciamento do câmbio e motor, proporcionando trocas de marchas em rotações mais baixas, prezando a economia.
Avaliação - Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011
Para quem gosta de domar o carro automático, existe a opção das trocas manuais, mas para utilizar esse recurso será necessário um pouco de treino e paciência, pois o seletor das trocas fica muito mal localizado. Um botão instalado na lateral do pomo do câmbio, do lado esquerdo serve para mudar as marchas, tanto para frente, quanto para trás, mas antes é necessário colocar a alavanca na posição “M”.
Avaliação - Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011
Para quem gosta de novidades, a Captiva 2011 oferece um recurso bem interessante, o acionamento elétrico do freio de estacionamento, ao invés do sistema por alavanca – um pequeno botão localizado no console central, próximo a alavanca de câmbio pode ser acionado com um simples toque. O modelo também conta com bancos com aquecimento de série nas versões Sport V6 e sistema de som com controles no volante.
Avaliação - Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011
Outra novidade é a utilização da iluminação “Ice Blue”, a mesma do Malibu e Camaro. O rádio também ganhou entrada para USB. FICHA TÉCNICA Motor: Tipo: Tranversal a gasolina Número de cilindros: 6 em V Válvulas, total: DOHC, 4 válvulas por cilindro Taxa de compressão: 11,7:1 Injeção eletrônica de combustível: S.I.D.I. Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484/ISO 1585): 268 cv @ 6.950 rpm Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484/ISO 1585): 30 mkgf @ 5.100 rpm Transmissão Tipo Transmissão Automática: 6 velocidades com opção Active Select Tipo Tração: Dianteira c/ opção Integral (AWD) Freios Sistema: Sistema de freios antitravamento (ABS) Dianteiros: A disco ventilado Traseiros: A disco ventilado Direção Tipo: Hidráulica Suspensão Dianteira: "McPherson", independente e barra de torção. Amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás Traseira: Independente, quatro braços articulados e barra de torção. Amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). Sistema de Controle de Tração (TCS)" Rodas e pneus Rodas: Alumínio 7Jx17, Cromadas Pneus: 235/60 R17 Dimensões Comprimento Total (mm): 4576 Largura - carroceria (mm): 1850 Largura Total - espelho a espelho (mm): 2085 Altura em ordem de marcha (mm): 1704 Distância entre eixos (mm): 2707 Capacidades Tanque de combustível (litros): 73 (FWD) / 63 (AWD) Porta-malas (litros): 821 à 1586 Peso em ordem de marcha (Kg): 1722 (FWD) / 1804 (AWD) Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (Kg): 492 (FWD) / 490 (AWD)
Avaliação - Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011
Avaliação - Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011
Avaliação - Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011
Avaliação - Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011
Avaliação - Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011
Avaliação - Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011
Avaliação - Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011
Avaliação - Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011
Avaliação - Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011
Texto e Fotos: Marcus Lauria

Galeria: Avaliação - Chevrolet Captiva Sport V6 3.0 AWD 2011

Envie seu flagra! flagra@motor1.com