Salão de Frankfurt: SsangYong XIV-1 Concept 2011

A SsangYong é uma marca coreana que até então não tinha muito destaque no mercado automotivo em parte por conta do design. Com o Novo Korando, começou a mudar sua história. Agora continua a sua renovação no Salão de Frankfurt com a apresentação do SsangYong XIV-1 Concept 2011, a versão conceitual de um novo utilitário esportivo compacto.
Salão de Frankfurt: SsangYong XIV-1 Concept 2011
Clique nas imagens para ver em alta resolução. O design do SsangYong XIV-1 Concept tem traços modernos, com linhas arrojadas. Na parte dianteira chama a atenção as entradas de ar localizadas abaixo dos faróis, fato que é totalmente incomum em veículos de produção. Segundo a marca, os designers se inspiraram na simplicidade da vista lateral de um iate à vela para transmitir a sensação de prazer ao ar livre e diversão. O protótipo também não dispõe de coluna B, o que segundo a SsangYong, dá a sensação de que o teto flutua sobre a carroceria. Para compensar, a coluna C é bem larga.
Salão de Frankfurt: SsangYong XIV-1 Concept 2011
Outro diferencial do protótipo são as portas no estilo "suícida". Sem a coluna, o SsangYong XIV-1 Concept tem portas laterais que se abrem no sentido oposto, pensado para facilitar o acesso ao interior, como informa a marca.
Salão de Frankfurt: SsangYong XIV-1 Concept 2011
Na parte interna, o conceito permite que os bancos girem em 360 graus, além de mover para a frente e para trás, para o encontro da posição mais confortável de acesso e também para viajar.
Salão de Frankfurt: SsangYong XIV-1 Concept 2011
Salão de Frankfurt: SsangYong XIV-1 Concept 2011
Na parte interna, praticamente tudo é digital. No console central, um tablet exibe informações de navegação, entretenimento e de sistemas do carro, como o monitoramento de pressão dos pneus.
Salão de Frankfurt: SsangYong XIV-1 Concept 2011
Salão de Frankfurt: SsangYong XIV-1 Concept 2011
Obviamente a versão de produção deverá eliminar todo este futurismo, receber elementos mais tradicionais, porém, as linhas gerais do utilitário devem ser mantidas.

Salão de Frankfurt: SsangYong XIV-1 Concept 2011

Foto de: Fábio Trindade