Mercedes testa Classe A elétrico E-Cell com recarga sem fio

A Mercedes vai colocar em prática a partir de março de 2012 um projeto patrocinado pelo Ministério dos Transportes da Alemanha. Pela primeira vez no dia a dia, um Mercedes-Benz Classe A E-CELL com um sistema indutivo de carregamento vai ser testado por uma família durante 15 meses.
Mercedes testa Classe A elétrico E-Cell com recarga sem fio
Além do cabo de carregamento, o Mercedes-Benz Classe A E-CELL utilizado neste projeto pode ser carregado por indução, ou seja, a corrente de carga é passada através de um campo eletromagnético sem contato. Tanto o carro quanto a garagem dentro da casa estarão equipados com bobinas especiais. Um sistema especial de auxílio ajuda o motorista a posicionar o carro corretamente na bobina de carga instalada no solo, identificado por uma placa de cobertura especial.
Mercedes testa Classe A elétrico E-Cell com recarga sem fio
O projeto consistiu na criação de uma casa sustentável que foi projetada com as tecnologias mais atuais e vai ter condições de produzir mais energia do que consume, e o excedente de energia deverá ser utilizado para a recarga dos veículos elétricos. Uma família de 4 pessoas vai viver no ambiente por aproximadamente 15 meses e terão à disposição além de do Classe A E-CELL com carregamento indutivo opcional, outros dois veículos movidos a bateria elétrica: o Smart ForTwo electric e a eBike inteligente. Desta forma terão uma gama de veículos elétricos a bateria com zero emissões para vários tipos de necessidades.
Mercedes testa Classe A elétrico E-Cell com recarga sem fio
Um carro de dois lugares, perfeito para atender às necessidades de mobilidade nas áreas urbanas, um de 5 lugares para a família com 250 km de autonomia e até uma bicicleta elétrica. A Daimler vai instalar pontos de carregamento, mas a família também podem recarregar os veículos em postos públicos ou através de uma tomada de energia doméstica normalm O projeto que tem como objetivo mostrar que você pode viver e conduzir de maneira sustentável, sem sacrificar a qualidade de vida. Além disso, os dados de uso coletados durante o projeto vai fornecer informações valiosas sobre os desejos dos clientes indicando a forma como os veículos elétricos podem se tornar mais sustentáveis e confortáveis. Fonte: AutoAmbiente

Mercedes testa Classe A elétrico E-Cell com recarga sem fio

Foto de: Julio Cesar