A Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), no Rio de Janeiro, tem utilizado um programa de computador para inibir o roubo e furto de veículos no estado. O sistema indica a hora e os carros mais roubados.
Programa indica marcas de carros mais visadas por bandidos no RJ
Por conta do novo sistema, que cruza as informações obtidas através de um banco de dados, os policiais descobriram que os ataques ocorriam com mais frequência nas cidades de Caxias, Macaé e Rio das Ostras, principalmente entre as 20 e 23 horas e que os automóveis mais visados eram os modelos Chevrolet Vectra, Astra e Meriva, além do VW Gol e do Fiat Palio.
Programa indica marcas de carros mais visadas por bandidos no RJ
De acordo com os policiais, quanto mais bandidos o carro puder transportar maior o risco. Além disso, ainda há problema com as oficinas de desmanche. Na capital, os furtos não acontecem em horários predeterminados, contudo o levantamento mostrou que se repetem mais na Barra e em Botafogo. O programa, capaz de elaborar estatísticas e gráficos comparativos, foi desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), especialmente para a DRFA. Segundo o delegado da DRFA, Alexandre Magalhães, devido à utilização do sistema os índices mais recentes apontavam para uma queda de 20% nos roubos e furtos de automóveis dentro do estado. Já Paulo Coelho, presidente do Proderj, afirmou que a tecnologia minimizaria o uso do contingente, poupando tempo e recursos, por auxiliar no planejamento de ações preventivas uma vez que as blitz passariam a ser direcionadas para os locais e horários com maior incidência de roubos e furtos; tornando mais eficiente o acompanhamento do deslocamento das ações dos criminosos. Por: Michelle Sá / Fonte: O Globo - Ronaldo Braga

Galeria: Programa indica marcas de carros mais visadas por bandidos no RJ

Envie seu flagra! flagra@motor1.com