Ford Open House: Visitamos o Campo de Provas da Ford em Tatuí
A Ford, pela primeira vez, abriu as portas do seu Campo de Provas e Pista de Testes localizado em Tatuí. O CARPLACE esteve presente e conheceu de perto, além das pistas, laboratórios e os trabalhos que são realizados em Tatuí. Confira os detalhes.

As principais atividades realizadas pela Ford no Campo de Provas de Tatuí são desenvolvimento e montagem de protótipos, testes de durabilidade, corrosão acelerada, poeira, fora-de-estrada (veículos 4x4), avaliações dinâmicas, testes de frenagem, de nível sonoro, barreira de impacto, cabines de corrosão, banheira e chuveiro de água salgada, pista de sal e rampas com até 30% de inclinação, para análises de conforto, estabilidade e durabilidade. Laboratório de emissões para determinação de emissões de poluentes, desenvolvimento e calibração de motores, homologações de veículos, controle de qualidade da produção e acompanhamento da durabilidade de componentes.
A História do Campo de Provas de Tatuí
Com fábricas instaladas no Brasil há mais de 50 anos, a Ford decidiu criar o campo de provas no início da década 70. Edgard Duílio Heinrich foi uma das pessoas que participaram desse projeto, sobrevoando a região durante seis meses em busca do terreno ideal. “Pesquisamos também o clima, porque muita chuva poderia atrapalhar os testes. Foi assim que chegamos a Tatuí e à Fazenda Bom Pai, uma área de 180 alqueires que estava à venda”, ele conta.
No primeiro contato, os negociadores da Ford foram recebidos pela proprietária, Elizabeth Corbbet, que herdou a fazenda do pai. O terreno custou 500 mil dólares, um bom montante para a época.

As primeiras pistas foram construídas em 1972, as chamadas “Korean Roads”, para veículos 4x4. Desde então, sua estrutura foi aperfeiçoada e ampliada com seguidos investimentos. O prédio da administração foi inaugurado em 1978, junto com o primeiro circuito de pistas expressas, conhecido como “Pinguim”, por causa do seu desenho no mapa.


Junto com o programa do Escort, no começo dos anos 80, o Campo de Provas ganhou o Laboratório de Emissões. Para o lançamento dos caminhões Ford Cargo, em 1985, todas as pistas foram reforçadas para o desenvolvimento de veículos pesados. Em seguida foi construída a Garagem Experimental para a construção de protótipos.

Segundo a Ford, as instalações de Tatuí estão alinhadas com as dos campos de provas mais avançados da Ford do mundo.
“Neste local de testes e desenvolvimento, conseguimos reproduzir uma série de condições de uso normal e acelerado do carro e prevenir problemas que, de outro modo, só seriam percebidos nas ruas pelo cliente. É uma vantagem que muitas marcas concorrentes não têm”, explica Fábio Lang, gerente do Campo de Provas.

Para se ter uma ideia, os testes de durabilidade conseguem reproduzir, em apenas quatro meses, o desgaste que um carro teria em 10 anos de uso normal, ou cerca de 240.000 km. Atualmente cerca de 850 funcionários trabalham em 3 turnos em 6 dias da semana. Desde que foi inaugurado em 1978, mais de 200 milhões de quilômetros já foram rodados durante os testes.

Klaus Mello - Engenheiro da Ford

A visita foi divida em quatro estações: Pistas de Testes, Laboratório de Emissões, Laboratório de Qualidade Sonora e o Four Poster (equipamento que simula diversos tipos de pistas).
Pistas de Testes
O Campo de Provas da Ford em Tatuí abrange uma área que totaliza 4,66 milhões m², sendo 20.000 m² de área construída. O Campo conta com 40 km de pistas não pavimentadas (terras) e 10 km de pistas pavimentadas. Em nossa visita, passamos por parte das pistas - de terra e pavimentadas. Além de testes dos carros e utilitários, no Campo de Provas de Tatuí também são realizados os testes de caminhões pesados.

Pensou que é só homem quem pilota caminhões?
Durante a visita, parte do trabalho local não parou, passando a todo momento caminhões em testes com grandes lastros na carroceira. Na ocasião, a Ford também destacou que é a única empresa no Brasil que possui pistas de testes para caminhões pesados.

Algumas pistas ganharam apelidos interessantes. Uma delas é o “Hopi-Hari”, circuito cheio de curvas e lombadas. Outra é conhecida como “Enrola-Camisa”: as ondulações na pista, também chamadas costela de vaca, fazem o motorista pular no banco, produzindo o efeito que lhe dá o nome.
E lá que a Ford desenvolve, testa e homologa carros para toda a América Latina. Durante boa parte da visita, a nova geração do Ecosport sempre era citada, sempre com orgulho dos funcionários, pois agora a nova geração está sendo inteiramente desenvolvida no Brasil e será comercializada no mundo inteiro.

Na Prática

Na Etapa 1 da visita fomos convidados a conhecer as pistas na prática. Sempre com pilotos da empresa ao volante, conhecemos os traçados das pistas a bordo de um EcoSport 4x4. Passamos pelas pistas de baixa e de alta velocidade, por trechos em terra, em alta velocidade e de tirar o fôlego no trajeto batizado de Hopi-Hari. Para ilustrar, os participantes foram filmados durante o trajeto. Veja o filme abaixo:
Na sequência, falaremos mais sobre os laboratórios de testes da Ford.
*Viagem a convite da Ford












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