Novo Dodge Journey 2012 chega oficialmente custando a partir de R$ 97.500
Conforme antecipado, a Dodge está lançando oficialmente no Brasil a linha 2012 do crossover Journey. Apresentado por aqui pela primeira vez em 2008, o modelo chega com visual reestilizado e o traz debaixo do capô o novo motor 3.6 V6 Pentastar. Os preços começam em R$ 97.500 e vão aos R$ 107.900.

Visualmente, o Novo Journey é irmão gêmeo do Freemont. A diferenciação se dá apenas pela grade frontal, logotipos e desenhos das rodas de liga leve (de 17 ou 19 pelegadas), embora estas sejam iguais às do modelo europeu do Fiat. O habitáculo mudou bastante em relação à versão anterior, tornando-se mais equipado e refinado.

Na mecânica, porém, Journey e Freemont são bastante diferentes. Debaixo do capô o antiquado motor 2.7 V6 de 185 cavalos foi substituído pelo moderno Pentastar 3.6 V6 de 280 cv (6.350 rpm) e 34,9 kgfm de torque (4.350 rpm), que equipa também o Jeep Grand Cherokee e a Chrysler Town & Country.

A transmissão é automática com seis velocidades. Dados de fábrica revelam um consumo médio de 6,7 km/l e 12,8 km/l no ciclo urbano e rodoviário, respectivamente. Outra novidade é a nova suspensão, agora independente nas quatro rodas, que substitui o conjunto anteriormente usado do tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira.

O Journey 2012 deixa de ser oferecido na versão SE e passar a contar com a configurações SXT, que parte dos R$ 97.500, e R/T, que tem preço sugerido de R$ 107.900. A efeito de comparação, o Fiat Freemont é vendido com preços entre R$ 81.600 e R$ 86.000. Segundo a Dodge, a expectativa é vender 2.500 do modelo em 2012.

Confira abaixo a lista de itens de série de cada versão:
SXT
Air bags frontais, laterais nos bancos dianteiros (tipo cabeça e tórax) e laterais tipo cortina para todas as fileiras de bancos
Apoios de cabeça dianteiros ativos
Ar-condicionado com controle de temperatura automático de três quadrantes
Bancos revestidos de couro
Bancos da 2ª fileira rebatíveis, bipartidos (1/3 e 2/3) reclináveis e com assentos infantis embutidos
Banco do motorista com regulagem elétrica em 6 direções
Bancos da 3ª fileira bipartidos, rebatíveis e reclináveis
Bancos dianteiros aquecidos
Computador de bordo programável (EVIC) com medição de temperatura externa e bússola digital
Coluna de direção ajustável em altura e profundidade
Faróis dianteiros de neblina
Freios a disco nas 4 rodas com ABS
Luz de monitoramento de pressão dos pneus
Controle eletrônico de estabilidade com controle de tração e sensores anticapotamento e de oscilação de reboque
Para-brisa com película de proteção solar
Rack de teto com trilhos laterais pretos
Rodas de alumínio de 17”
Sistema de som MyGIG com tela de LCD sensível ao toque e HD interno
Sistema de entrada fácil Tilt’n Slide® para acesso aos assentos da 3ª fileira
Sistema Bluetooth Uconnect com comando de voz
Volante revestido de couro com controles integrados de aúdio e do controlador de velocidade
R/T
Acabamento cromado nas maçanetas externas e trilhos laterais do rack de teto
Rodas de alumínio de 19”
Sistema de áudio premium com 6 alto-falantes e subwoofer da marca Alpine
Teto solar elétrico
Por Dyogo Fagundes - Fonte: Divulgação




