O presidente da JAC Motors do Brasil, Sergio Habib, confirmou na quarta-feira (16) durante a coletiva de imprensa realizada em Salvador, Bahia, que dois modelos inéditos de preço abaixo de R$ 40.000 serão produzidos na futura fábrica de Camaçari.
Apesar de ter sido muito questionado, Habib apenas antecipou que os carros fabricados no Brasil serão totalmente novos, sendo um na versão hatch e outro sedã. O Centro de Design da marca em Turim, na Itália, com participação de brasileiros, está trabalhando no visual dos modelos enquanto o restante do projeto é tocado na China. Assim como os demais modelos, o interior deve ser projetado no Japão.
Poucas informações sobre os novos carros da JAC Motors foram divulgadas. Sergio Habib também afirmou que não serão carros básicos e contarão com motores de 1,4 ou 1,5 litros já com a tecnologia bicombustível presente.
Escolha de Camaçari
O executivo brasileiro disse que a decisão de instalação da Fábrica da JAC Motors no Pólo Industrial de Camaçari também foi motivada pelo lado emocional. O Grupo SHC, do qual Sergio Habic é controlador majoritário, possui um grande trabalho social na região com o Instituto SHC. Iniciado em março deste ano, o Instituto atende milhares de crianças e adolescentes com uma moderna infra-estrutura educacional, esportiva e de artes. Na coletiva de imprensa uma orquestra e coral composto pelos alunos do Instituto fizeram uma apresentação, mesmo com apenas seis meses de estudo.

Jaques Wagner, Governador da Bahia, quando questionado sobre que benefícios fiscais concedeu para "ganhar"a disputa, disse que além das possibilidades legais, o fato do munícipio de Camaçari já contar com fornecedores instalados, mão de obra qualificada e centros de treinamentos especializados no setor automotivo contribuíram para a decisão. De fato, Habib confirmou que muitos fornecedores internacionais da JAC Motors, que também atendem a Ford e outras montadoras, já estão instalados na região, citando a Jonhson Controls como fabricante de bancos (inclusive para Ford) e Bosch.
Aumento do IPI
Nem o Governador da Bahia e nem Sergio Habib quiseram comentar sobre uma possível modificação na medida que aumentou em 30 pontos percentuais a alíquota de IPI para carros importados devido ao anúncio da fábrica no Brasil. No entanto, o clima nos bastidores é de uma possível flexibilização por parte do governo com uma condição de tributação diferenciada (menos agressiva) para as marcas importadoras que já confirmaram investimentos e fábricas no país.
Novamente, classificou a medida como um protecionismo desnecessário, argumentando que não houve uma invasão de carros chineses como se alardeava. Indicou também, através dos números de emplacamentos, que após o aumento de IPI não houve aumento nas vendas de carros genuinamente nacionais. Pelo contrário, mostrou diversos veículos de comunicação do México comemorando a medida do governo brasileiro, citando manchetes como "Medida brasileira beneficia México", Indústria automotiva cresce 15%", Indústria automotiva cresce a todo vapor" entre outros.
De Salvador, Bahia
*Viagem à convite da JAC Motors do Brasil