Garagem CARPLACE: Considerações finais sobre o Chevrolet Celta LT

Durante o teste do Chevrolet Celta LT, rodamos muito no trânsito pesado de São Paulo e fizemos pequenas viagens entre a capital e cidades do interior. Neste período de convívio com o modelo, ficou mais nítida a vocação urbana do Celta e algumas melhorias que realmente foram bem vindas.
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No dia-a-dia, a mudança visual que o deixou com o "padrão mundial" da marca, a nova grade dianteira bi-partida com a grade gravata dourada ao centro, é pouco percebida. Os faróis dianteiros e as lanternas traseiras com elementos escurecidos também não atraem olhares ao acaso.
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Uma das alterações que recebeu mais elogios das pessoas que tiveram contato com o carro foi a nova iluminação em tom de azul do quadro de instrumentos, principalmente no efeito do novo grafismo à noite. O novo tecido dos bancos também ajuda em termos visuais, mas não demonstra qualidade superior em relação à versão anterior.
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O principal diferencial do Celta continua sendo o seu esperto motor 1.0. Dos concorrentes neste segmento, o motor 1.0 VHCE do Celta que entrega potência máxima de 78 cv a 6400 rpm quando abastecido com etanol e torque de 9,7 kgfm a 5200 rpm, é o mais ágil no trânsito urbano. Na estrada, o desempenho é satisfatório para um carro 1.0. O nível de ruído começa a invadir a cabine após os 100 km/h, mas de forma moderada. Aos 120 km/h, o barulho avança e fica mais alto, mas não chega a incomodar.
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Os novos detalhes do acabamento interno, como as saídas de ar com aros em tom metálico, tecido nas portas, novo grafismo no painel, novo volante, bancos com novos tecidos, novos porta-objetos tentam conferir ao Celta um pouco mais de requinte, mas o acabamento geral do painel em plástico rígido e texturizado risca facilmente. Os bancos são confortáveis, mas por serem macios, ficar muito tempo ao volante acaba sendo cansativo.
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Em resumo, as principais virtudes do Celta em relação aos concorrentes continuam sendo o bom motor, o valor razoável do seguro e dos preços das peças para manutenção. O acabamento segue o padrão de carro 1.0, com muito plástico, mas o tom de azul no quadro de instrumentos deu uma revitalizada no interior. Segundo estimativas da GM, o Celta é um dos modelos procurados pelas famílias brasileiras com renda entre R$ 2.000 e R$ 4.000, o que sugere uma compra mais racional, mais barata e com preço de revisão mais baixo.
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FICHA TÉCNICA Modelo: Celta 1.0 VHCE Flexpower Carroceria: Hatchback 5 passageiros, 2 ou 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira MOTOR Número de cilindros: 4 em linha Cilindrada (cm3 ): 999 Válvulas: OHC, duas válvulas por cilindro Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection) Potência máxima líquida (ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 78 cv a 6.400 rpm / Gasolina: 77 cv a 6.400 rpm Torque máximo líquido (ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 9,7 kgfm (95 Nm) a 5.200 rpm / Gasolina: 9,5 kgfm (93 Nm) a 5.200 rpm Consumo NBR 7024 (km/l)  - Cidade/Estrada/Combinado: Gasolina: 13,8 / 16,9 / 15,0 Etanol: 9,5 / 12,2 / 10,5 DIMENSÕES Distância entre eixos (mm): 2.443 Comprimento total (mm): 3.788 Largura carroceria (mm): 1.626 Largura total (mm): 1.771 Altura (mm): 1.429 Peso em ordem de marcha (kg): 860 Distribuição de peso (% dianteira/traseira): 63 / 37 CAPACIDADES Porta-malas (litros): 260 Carga útil (kg): 490 Tanque de combustível (litros): 54 Óleo do motor (litros): 3,25 (3,5 com o filtro) Sistema de refrigeração (litros): 6,4 DESEMPENHO Velocidade máxima (km/h): Etanol: 161 /Gasolina: 156 Aceleração 0 a 100 km/h (s): Etanol: 13s4 / Gasolina: 13s8 Retomada 40 a 100 km/h (s): Etanol: 15s6 (4a marcha) / Gasolina: 16s2 (4a marcha) Retomada 80 a 120 km/h (s): Etanol: 18s4 (5a marcha) / Gasolina: 19s2 (5a marcha)
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Foto de: Fábio Trindade