Garagem CARPLACE: Avaliação final do JAC J3 Turin

Foram mais de 1.000 quilômetros rodados com o JAC J3 Turin e agora chega a hora de encerrar a avaliação. Confira as considerações finais do sedan chinês que tem o desafio de conquistar consumidores das marcas tradicionais.
Garagem CARPLACE: Avaliação final do JAC J3 Turin
Clique nas imagens para ver em alta resolução. O primeiro item a comentar é o visual. Com desenho italiano, o J3 Turin tem linhas harmoniosas e modernas que agradam e não deixa a desejar em nada aos concorrentes fabricados no Brasil. As rodas, de 15 polegadas, são de liga leve e também possuem desenho interessante.
Garagem CARPLACE: Avaliação final do JAC J3 Turin
Na parte interna, como já falamos anteriormente, o acabamento no geral é melhor do que muitos modelos nacionais. Os plásticos utilizados no painel são de boa qualidade e tem textura que transmite boa sensação ao toque. O revestimento dos bancos em veludo é bom, mas acumula muita sujeira. O sistema de som com entrada USB que reproduz MP3 é eficiente.
Garagem CARPLACE: Avaliação final do JAC J3 Turin
O comportamento na cidade agrada. A suspensão adaptada ao solo brasileiro deixou o rodar mais macio. O motor é o grande destaque do J3. Com 16 válvulas e tecnologia de comando variável, o motor 1.4 apresenta desempenho igual e até superior do que alguns 1.6 nacionais. Na avaliação, notamos que o câmbio emitiu alguns ruídos nas trocas de marchas, sendo que parte dessa culpa pode ser atribuída ao ajuste do pedal da embreagem: logo ao soltar um pouquinho o pedal, o engate já está pronto, diferente da maioria dos nacionais onde o ponto de engate é do meio do curso para cima. Por isso, é necessário afundar o pé ao máximo para trocar a marcha sem ouvir ruídos. O ponto positivo é a embreagem extremamente macia, o que deixa a condução mais confortável.  O consumo médio, considerando cidade e estrada com ar ligado durante boa parte da avaliação, se manteve na casa dos 11 km/litro.
Garagem CARPLACE: Avaliação final do JAC J3 Turin
Preço Por R$ 39.900 é o único da categoria a contar de série com freios ABS e EBD e duplo airbag. Direção hidráulica, ar condicionado e trio elétrico também são itens de série. Apesar disso, acreditamos que se o preço fosse R$ 5 mil mais barato, passando o valor final para R$ 35 mil, o J3 seria um fortíssimo concorrente no mercado nacional.
Garagem CARPLACE: Avaliação final do JAC J3 Turin
Seguro Como a JAC Motors é uma marca chinesa estreante no mercado, uma das dúvidas é sobre o preço do seguro para o modelo.
Garagem CARPLACE: Avaliação final do JAC J3 Turin
O leitor Ronaldo Kravicz que é Corretor de Seguros (clique para ver seu contato), fez uma simulação de seguro para o J3 Turin usando os seus dados no perfil: masculino, casado, 33 anos, sem menores de 26 anos que conduzem o veículo e com garagem na residência e trabalho. O valor apurado foi o seguinte: 100% da tabela FIPE, com garantia de 0KM por 180 dias R$ 60 mil para danos materiais e R$ 60 mil corporais Franquia de R$ 1.850,00 Valor do Seguro Total: R$ 1526,76 De acordo com sua experiência pessoal, considera um ótimo valor, levando em consideração que a simulação é um seguro novo, sem bônus, e por ser um carro importado, sendo até mais barato que alguns modelos de mesmo preço nacionais.
Garagem CARPLACE: Avaliação final do JAC J3 Turin
Manutenção, garantia e peças de reposição Carro importado sempre gera desconfiança, ainda mais se for um modelo fabricado na China e sem história no Brasil. A JAC Motors, pelas mãos do experiente Sérgio Habib, sabe que este é seu maior desafio. Para conquistar o consumidor, com uma estratégia ousada, oferece seis anos de garantia para os modelos J3 sem limite de quilometragem. Também fixou o valor das revisões. Sobre as peças, garante que há um estoque de grande volume em estoque e que isso não será um problema.
Garagem CARPLACE: Avaliação final do JAC J3 Turin
Considerações finais Os carros nacionais deste segmento deixam muito a desejar. Seja em relação ao acabamento, seja em relação aos equipamentos de série e até mesmo o preço. Por outro lado, os carros fabricados por aqui não sofrem da desconfiança sobre a falta de peças de reposição ou dificuldades em sua manutenção.
Garagem CARPLACE: Avaliação final do JAC J3 Turin
O J3 Turin chega ao Brasil adaptado "ao gosto" do brasileiro, mas a desconfiança será determinante para o sucesso da marca por aqui. Pensando racionalmente, o J3 Turin já é uma boa opção no mercado brasileiro considerando o bom nível de equipamentos. Por outro lado, fica o receio da durabilidade do modelo. De forma racional novamente, ao levar em consideração a garantia de 6 anos, o J3 supera os concorrentes nacionais.
Garagem CARPLACE: Avaliação final do JAC J3 Turin
Se você já conheceu o carro, deixe seu comentário com as impressões. Se você pretende comprar um deste segmento, vale a pena testar.
Garagem CARPLACE: Avaliação final do JAC J3 Turin
Garagem CARPLACE: Avaliação final do JAC J3 Turin
Garagem CARPLACE: Avaliação final do JAC J3 Turin
Garagem CARPLACE: Avaliação final do JAC J3 Turin
Garagem CARPLACE: Avaliação final do JAC J3 Turin
Garagem CARPLACE: Avaliação final do JAC J3 Turin
Garagem CARPLACE: Avaliação final do JAC J3 Turin
Garagem CARPLACE: Avaliação final do JAC J3 Turin
Garagem CARPLACE: Avaliação final do JAC J3 Turin
Garagem CARPLACE: Avaliação final do JAC J3 Turin

Garagem CARPLACE: Avaliação final do JAC J3 Turin

Foto de: Fábio Trindade