Os quatro dias de teste do Mini Cooper S Cabrio, cedido pela BMW do Brasil se resumiu em muita diversão e uma excelente experiência com um carro muito simpático, esperto e econômico. Apesar de suas formas compactas, - o carro mede apenas 3,71 m de comprimento, 1,68 de largura e 1,41 de altura - a versão S oferece muita potência, um dos vários destaques do modelo, e linhas que conquistam muitos olhares pelas ruas. Além é claro, de poder desfrutar do prazer de dirigir o modelo ao ar livre, com a capota aberta.
Avaliação: MINI Cooper S Cabrio e seus 184 cavalos de potência
CLIQUE NAS IMAGENS PARA VER EM ALTA RESOLUÇÃO O Mini tem uma história que inveja muitos modelos, o Cooper foi lançado em 1959 e teve muitas versões e duas gerações, a atual foi criada pelo Grupo BMW, que fez um novo carro, com estilo mais moderno e tecnologia atual, sem perder as suas características originais. O Grupo alemão é dono da Mini desde 1994 e essa nova geração foi apresentada pela primeira vez no Salão de Genebra de 2001. As linhas curvas foram mantidas, assim como a traseira com um corte radical, com suas pequenas lanternas de desenho único, tampa do porta-malas, faróis redondos que ganharam em tamanho, motor dianteiro e tração dianteira, rodas localizadas bem às extremidades do carro e até mesmo os detalhes cromados espalhados pela carroceria.
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Visto por fora, chamam atenção a linha de cintura alta, as rodas de lia leve de 17 polegadas foscas de cinco raios largos e o escapamento duplo central na traseira. O design é complementado com a funcionalidade da capota de lona elétrica retrátil, a qual é recolhida em 15 segundos e ativada por uma chave na moldura frontal do teto ou no controle remoto da chave.
Avaliação: MINI Cooper S Cabrio e seus 184 cavalos de potência
As barras da janela e as janelas laterais do Mini Conversível são recolhidas eletricamente assim que o teto flexível começa a se mover para trás, em um processo totalmente automático. O processo de fechamento ocorre na ordem exatamente inversa. A operação eletro-hidráulica do teto, inclui a função de deslizamento como item padrão. A opção de abrir e fechar o teto flexível ao dirigir pode ser feita a uma velocidade de até 30 km/h.
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O recurso "Always-Open Timer" serve para determinar o tempo gasto viajando com o teto abaixado, que pode ser visto através de u visor redondo ao lado do volante. O material têxtil de alta qualidade é absolutamente vedado contra o vento, muito resistente e fixado firmemente sobre as barras do teto feitas de aço e alumínio. A capacidade do porta-malas é aumentada para 125 litros com o teto recolhido, 170 litros com o teto fechado, e 660 litros com os encostos dos assentos traseiros dobrados. O Mini Cooper S Cabrio é completo de fábrica, vem com tudo que tem direito.
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Por dentro não faltam mordomias, estão lá direção hidráulica, ar-condicionado digital, vidros, retrovisores e travas elétricas, bancos em couro, branco no modelo avaliado, regulagem de altura e profundidade do volante, computador de bordo, entre outros. A posição de dirigir é fácil de achar, com as regulagens manuais do banco, e do volante em profundidade e altura, o qual tem uma empunhadura perfeita. Apesar de quase tudo à mão, o carrinho tem seus pequenos defeitos, como a posição de acionamento dos vidros elétricos e travas das portas, que ficam no console central, atrás da alavanca de câmbio, fato que dificulta um pouco o acesso, assim como a visão lateral traseira, que é prejudicada pela capota de lona e um chocalho persistente na parte traseira que vinha do acabamento cromado dos bancos traseiros. O interior é cheio de formas arredondadas como nas saídas de ar, maçanetas e até no visor do ar-condicionado, que ganha requinte com os cromados, peças plásticas e emborrachadas de encaixes perfeitos, fazem parte desse pacote premium.
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Com muitas regalias, o Copper S Cabrio tem ainda um conta-giros pequeno com visor do computador de bordo acoplado localizado ao centro do volante, que é multifuncional, além o enorme velocímetro gigante no centro do painel o qual deixa sua personalidade ainda mais evidente. E, no centro do velocímetro, uma tela mostra as funções de áudio e conectividade. São oito funções escolhidas por meio de seletor no console central, à frente do freio de mão.
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Sob o capô está o mais interessante do Cooper S Cabrio, um pequeno motor 1.6 (1.598 cc) 16V turbo (twin-scroll), movido somente a gasolina, que gera 184 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 24,4 mkgf disponível entre 1.600 e 5.000 rpm. Apesar da baixa cilindrada, a sua potência deixa o pequeno e simpático conversível com muita disposição. As acelerações são imediatas ao simples toque no acelerador e o carrinho pega velocidade rapidamente, dando aquela sensação de estar “pilotando” um Kart. Segundo a marca, o Mini Cooper S Cabrio acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos e chega à velocidade máxima de 222 km/h.
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Em conjunto com o excelente propulsor está a transmissão automática de seis velocidades, que também oferece a opção de trocas manuais por meio da alavanca ou ‘paddle shift' atrás do volante. Ainda existe a opção de acionar o botão ‘S' (Sport) próximo à manopla, opção que deixa fazem as suaves trocas de marcha ocorrer em rotações mais altas, deixando o carro ainda mais esperto e com disposição para ultrapassagens e acelerações ainda mais vigorosas. Apesar de muito potente e possuir câmbio automático, mistura que geralmente proporciona um consumo alto, o moderno motor é bem econômico, e em nosso teste ele fez uma media de 7,5 Km/l, sempre com o ar-condicionado ligado.
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O pequeno esportivo inglês tem uma suspensão rígida que garante a dirigibilidade necessária para conduzir o “Pocket Rocket” (“foguete de bolso”, em inglês) nas situações mais adversas, a qual conta ainda com o auxílio do seu curto entre-eixos de apenas 2,46 metros. Na prática, em estradas européias o carrinho se sai bem, mas em nossas esburacadas ruas, fica complicado, pois a carroceria balança e quica muito no dia-a-dia. Detalhes à parte, a suspensão mais rígida é excelente para fazer curvas mais fechadas com segurança e acelerar sem parcimônia, mas o conforto no rodar do dia-a-dia é um pouco prejudicado. Já a direção elétrica (EPS) é direta e confiável.
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O Mini Cooper S Cabrio conta com vários itens de segurança e sistemas eletrônicos como freios ABS, Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem (EBD), Controle de Freio nas Curvas (CBC) e assistente de frenagem, assim como Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC) e também inclui os obrigatórios air bags (quatro, sendo dois frontais e dois laterais). O modelo também conta com uma barra de segurança anti-capotagem oculta, que tem acionamento eletromecânico recém-desenvolvida, localizada atrás dos assentos traseiros e é ativada pelo sistema eletrônico central de segurança do carro em caso de capotagem. Os pneus são do tipo Runflat e e possuem indicadores de defeito. O Mini conta ainda com um sistema de áudio de série vem com um CD Player e seis alto-falantes, conectividade Bluetooth, porta USB e uma interface para controle integrado das funções de áudio e telefone específicos para os mais novos modelos de smartphone, como o iPhone, por exemplo.
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Mas nem tudo são flores. Seu preço é elevado para o nosso país. Essa versão mais apimentada custa R$ 143.750 sem opcionais, e o cliente ainda pode personalizar o carro com vários acessórios oferecidos na concessionária, como por exemplo, par de capas dos retrovisores por R$ 950, ou faixas personalizadas no capô por R$ 1.100. Esse é o preço que se paga pela exclusividade.
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*FICHA TÉCNICA: Motor 1.6 litro Turbo Potência 184 cv Torque 240 Nm @ 1.600 rpm Câmbio Automática de 6 marchas com Steptronic. Comprimento 3,71 m Largura 1,68 m Altura 1,41 m Distância entre eixos 2,46 m Pneus 205/45 R17 Roda 17” de liga-leve Freios A disco nas quatro rodas Discos de freio dianteiros ventilados de 294 mm Discos de freios traseiros de 259 mm Tanque de combustível 50L Porta-malas variável de 125L á 660L Garantia 24 meses Preço: R$ 143.750 * Dados de fábrica Texto e Fotos: Marcus Lauria

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