Motor 1.6 16V de 98 cv e torque 15,6 kgfm à 3000 rpm e câmbio manual de seis marchas. Muitos podem achar um conjunto que não combina com o MINI, mas ao dirigir, a realidade felizmente é outra. O Grupo Caltabiano, representante da marca MINI, convidou a imprensa especializada para conhecer de perto e fazer um rápido test drive do MINI One, nova versão de entrada que já é vendida por R$ 69.950. Confira as impressões ao dirigir o MINI One.
Dirigimos o MINI One - Confira as impressões iniciais ao volante
Antes do teste começar, comparamos visualmente a versão MINI One com as demais. Rodas de 15 polegadas, capas dos retrovisores sem detalhes (preto fosco) assim como a régua da tampa do porta-malas e a grade dianteira. Na parte interna, os bancos são de tecido, porém de muita qualidade. O ar-condicionado é manual e o volante tem desenho mais simples, de dois raios. Mesmo assim, o modelo mantém seu charme.
Dirigimos o MINI One - Confira as impressões iniciais ao volante
Em termos de segurança, nada foi comprometido em função do preço mais baixo. Freios com ABS de oitava geração, controle de estabilidade, seis airbags e cintos dianteiros com pré-tensionadores são de série. A direção tem assistência hidráulica.
Dirigimos o MINI One - Confira as impressões iniciais ao volante
Dirigimos o MINI One - Confira as impressões iniciais ao volante
Os bancos do motorista possuem ajuste de altura e a coluna de direção dispõe do ajuste de altura e profundidade, o que possibilita encontrar a melhor posição para dirigir. O teto curvado rouba um pouco da visibilidade dianteira, mas nada que incomode. Para os dois passageiros de trás, o espaço é limitado.
Dirigimos o MINI One - Confira as impressões iniciais ao volante
Dirigindo o MINI One
Dirigimos o MINI One - Confira as impressões iniciais ao volante
Mesmo sendo a versão de entrada, o MINI One dispõe de partida do motor por botão. Logo ao sair, na movimentada Av. Eusébio Matoso, foi necessário dar uma leve arrancada para entrar no fluxo. O carro respondeu bem. Na continuação, destaque para a longa segunda marcha. O representante da marca disse: "Pode esticar bem a segunda, ela é bem longa˜. Fizemos isso e num trecho permitido alcançamos 90 km/h (e quase chegamos a 100 km/h) em segunda marcha, e a surpresa foi a agilidade para chegar nesta marca. Falando em marcha, o câmbio tem engates precisos e a resposta do motor é imediata.
Dirigimos o MINI One - Confira as impressões iniciais ao volante
Com as rodas de 15 polegadas, a condução no trânsito é bem mais suave em termos de conforto do que as versões mais apimentadas. O rodar é macio, mas sem perder a pegada esportiva. Com suas dimensões compactas, o MINI One é bastante ágil no trânsito.
Dirigimos o MINI One - Confira as impressões iniciais ao volante
Outro item disponível nesta versão, mesmo equipada com câmbio manual, é o sistema de auxílio para saída em aclives e declives (em ré). Ao parar numa rampa íngreme, o sistema mantém o freio do carro acionado por dois segundos ao tirar o pé do freio, possibilitando ter muito mais tranquilidade para acelerar e sair (sem o carro descer). O sistema também funciona em declives quando se faz necessário dar ré para manobrá-lo. Ao retornar para a concessionária Caltabiano, passamos por trechos de asfalto muito ruim com irregularidades e a impressão inicial de conforto foi confirmada. A suspensão é firme, mas não é dura como as versões de maior potência.
Dirigimos o MINI One - Confira as impressões iniciais ao volante
No percurso, observamos, mesmo forçando bastante a aceleração, o consumo variando entre 9,6 km/l e 10,1 km/litro, segundo indicações do computador de bordo. O preço de R$ 69.950 é o convite para quem quer iniciar no mundo MINI e pretende utilizar o carro no dia a dia. Claro que com este valor pode-se comprar um sedã médio muito bem equipado, mas quem gosta de uma condução mais direta e esportiva, procura ser mais descolado e realmente quer ser diferente, o MINI One é uma surpreendente boa opção. Por: Fábio Trindade

Galeria: Dirigimos o MINI One - Confira as impressões iniciais ao volante

Envie seu flagra! flagra@motor1.com