Impressões ao dirigir: Novo Ford KA 2012
No evento de lançamento do Novo Ford KA 2012, tivemos a oportunidade de dirigir o modelo pelas ruas de São Paulo. Segundo a Ford, a escolha da cidade de São Paulo foi devido ao caráter urbano do modelo. E a marca conseguiu acertar em cheio, pois enfrentamos um trânsito muito pesado em pleno sábado durante boa parte do teste.

Apesar de alguns pequenos ajustes, o comportamento dinâmico do KA continua o mesmo da versão anterior. A boa dirigibilidade continua sendo o ponto forte do modelo, com certa agilidade no trânsito, mas com desempenho um tanto quanto modesto. A versão equipada com motor 1.0 precisa de 16,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h quando abastecido com gasolina, enquanto com etanol o tempo cai para 14,8 segundos.

Boa visibilidade, bancos confortáveis e fácil acesso aos comandos, porém, faltou o ajuste de altura e profundidade da coluna de direção e também o ajuste de altura do banco do motorista para encontrar a melhor posição de dirigir. Apesar disso, o conjunto agrada ao volante.

Setas de direção integradas nos retrovisores, vidros com acionamento elétrico, som MyConnection (dependendo da versão), novos revestimentos dos bancos e até mesmo o novo grafismo do quadro de instrumentos conferem um ar um pouco mais sofisticado ao modelo, itens difíceis de encontrar em carros de entrada.

Velho KA no retrovisor... dirigibilidade mantinda no "Novo KA"
Além do visual, da única alteração de maior impacto, o novo sistema de montagem da suspensão traseira, notamos uma ligeira melhora nos barulhos internos quando se passa em deformidades ou buracos, mas ainda transmite bem as diferenças aos ocupantes. O baixo nível de ruído interno também contribui na boa sensação ao dirigir.

No evento de lançamento, estavam presentes 120 jornalistas que tiveram que se revezar entre 36 unidades do modelo, entre versões 1.0 e 1.6. Por este motivo, nosso teste na versão mais equipada ficou limitado a um percurso como passageiro no banco traseiro. Apesar das rodas de 15 polegadas, a sensação foi a mesma da versão 1.0. Claro que as retomadas e acelerações são mais vigorosas, mas o desempenho não lembra muito ao que entregava a primeira geração do Ka equipada com motor 1.6.

De acordo com a Ford, das cerca de 6.000 unidades vendidas do KA por mês, 52% são para mulheres. Sobre a versão Sport, a expectativa da marca é emplacar cerca de 5% do montante total. Para quem procura um carro compacto e econômico para uso urbano, o Novo KA segue como uma opção interessante. Se precisa de mais espaço, o irmão maior, o Fiesta Rocan, pode atender melhor.


Ficha Técnica*
NOVO KA 1.0
Motor:........................................... Zetec RoCam Flex 1.0L SOHC
Torque
Gasolina (Nm):........................... 87,1/ 4.750 rpm
Etanol (Nm):................................ 90,8/ 5.000 rpm
Relação peso-torque (kg/Nm)
Gasolina:..................................... 10,7
Etanol:.......................................... 10,3
Potência
Gasolina (kW):............................ 50,4 (68,5 cv)/ 6.000 rpm
Etanol (kW):................................. 53,5 (72,7 cv)/ 6.000 rpm
Relação peso-potência (kg/cv)
Gasolina:..................................... 13,7
Etanol:.......................................... 12,9
Aceleração 0-100 km/h (s)
Etanol:.......................................... 14,8
Gasolina:..................................... 16,2
Velocidade máxima:.................. 162 km/h (etanol)
Consumo (km/l)
Etanol:.......................................... 10,2
Gasolina:..................................... 15,2
Suspensão
Dianteira:...................................... Independente, tipo McPherson, com braços inferiores, amortecedores pressurizados com batente de suspensão em poliuretano e molas helicoidais
Traseira:....................................... Twist-Beam, semi-independente auto-estabilizante de perfil V, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos com batente de compressão em poliuretano
Direção:....................................... Sistema de pinhão e cremalheira com assistência hidráulica opcional
Pesos (kg)
Peso em ordem de marcha:.... 936
Capacidade de carga:............... 474
PBT:.............................................. 1.410
Medidas (mm)
Distância entre-eixos:............... 2.452
Comprimento:............................. 3.836
Largura sem espelhos:............ 1.641
Com espelhos:........................... 1.812
Pneus:.......................................... Radiais 165/70 R13 ou 175/65R14
Rodas:.......................................... 5,0x13" ou 5,5x14", em aço estampado ou liga leve
Capacidade (L)
Tanque de combustível:........... 45

NOVO KA SPORT 1.6
Motor:........................................... Zetec RoCam Flex 1.6L SOHC
Torque
Gasolina (Nm):........................... 142,5/ 4.250 rpm
Etanol (Nm):................................ 149,9/ 4.250 rpm
Relação peso-torque (kg/Nm)
Gasolina:..................................... 6,8
Etanol:.......................................... 6,5
Potência
Gasolina (kW):............................ 75,3 (102,4 cv)/ 5.500 rpm
Etanol (kW):................................. 78,9 (107,3 cv)/ 5.500 rpm
Relação peso-potência (kg/cv)
Gasolina:..................................... 9,5
Etanol:.......................................... 9,0
Aceleração 0-100 km/h (s)
Etanol:.......................................... 11,2
Gasolina:..................................... 12,3
Velocidade máxima:.................. 181 km/h (etanol)
Consumo (km/l)
Etanol:.......................................... 9,8
Gasolina:..................................... 13,8
Pesos (kg)
Peso em ordem de marcha:.... 968
Capacidade de carga:............... 442
PBT:.............................................. 1.410
*Dados divulgados pela Ford









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