No evento oficial de lançamento, testamos todos os recursos tecnológicos do modelo, assunto que abordaremos nesta matéria. Também falaremos do teste de aceleração e frenagem. Entre as novidades presentes no modelo, o sistema Detector de Pedestres (Pedestrian Detection) foi o que mais causou desconfiança e questionamento por parte dos jornalistas. Para provar que realmente funciona, a Volvo montou um circuito no estacionamento do Hopi Hari para o teste prático. E funcionou.
Avaliação Volvo S60: Confira o teste dos sistemas de segurança com vídeo
O Detector de Pedestres com Frenagem Automática Completa (Pedestrian Detection with Full Autobrake) é capaz de detectar a presença de pedestres nas ruas e evitar impactos até 35 km/h, mesmo que não haja qualquer reação por parte do motorista. Este é um item de série no Novo Volvo S60, nas versões T5 e T6. Testamos o sistema a uma velocidade de 25 km/h com um boneco inflável à frente. Ao se aproximar da “pessoa”, o sistema emite um alerta visual (no para-brisa) e sonoro e, automaticamente, aplica a capacidade total de frenagem caso não haja reação do motorista. Mesmo esperando pela atuação do sistema, levamos um baita susto no momento da frenagem. Para registrar, o sistema funcionou perfeitamente e o boneco não sofreu danos.
Avaliação Volvo S60: Confira o teste dos sistemas de segurança com vídeo
Outro sistema de segurança do Volvo S60 é City Safety. Com esse sistema, o carro freia automaticamente caso o motorista não reaja a tempo de evitar uma colisão iminente – ou quando o motorista está dirigindo muito rápido em direção a um objeto parado. O sistema pode reduzir ou mesmo evitar completamente impactos até 35 Km/h. No teste que realizamos, a Volvo colocou obstáculos à frente, e de forma semelhante ao Detector de Pedestres, o carro parou completamente. A versão avaliada, única disponível por enquanto no mercado brasileiro, é a T6 Turbo, a qual dispõe de um motor de 3 litros que entrega 304 cv de potência e 44,9 kgf.m de torque. Este motor conta com uma nova tecnologia de turbo que traz injeção direta e comando variável de válvulas, o que possibilita obter alto desempenho em ampla faixa de rotação. Com ele, o Novo Volvo S60 alcança velocidade máxima do carro é de 250 km/h e ele alcança 100 km/h em 6,5 segundos. Equipado com tração AWD, o S60 T6 conta com a segunda geração da transmissão automática Geartronic de seis velocidades, que apresenta trocas de marchas mais rápidas que a anterior. No teste de aceleração realizado no estacionamento do Hopi Hari, o modelo mostra que gosta mesmo de uma bela pista. A reação do carro ao mais leve toque no acelerador impressiona. O giro do motor sobe muito rápido e as trocas de marchas ocorrem de forma praticamente imperceptíveis. Rapidamente chegamos a 100 km/h, e neste mesmo instante, aproveitamos para testar os freios com ABS, o qual se mostrou extremamente eficiente, sem trepidações e sem desvio de trajetória.
Vídeo: Testes realizados no Volvo S60 Outro item testado rapidamente foi a câmera traseira de estacionamento, disponível na versão T6 Turbo. Seu acionamento é automático ao levar a alavanca do câmbio para a ré, exibindo as imagens na tela colorida presente no console central. Confira abaixo os vídeos de divulgação do Volvo S60 que abordam os sistemas citados acima:
Por: Fábio Trindade

Galeria: Avaliação Volvo S60: Confira o teste dos sistemas de segurança com vídeo

Envie seu flagra! flagra@motor1.com