Caixa-preta em automóveis? Projeto quer obrigatoriedade a partir de 2014
Um projeto de lei, de autoria do deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS), prevê a obrigatoriedade de instalação de caixa-preta em automóveis novos fabricados a partir de 2014.
Assim como nos aviões, o equipamento registrará dados do automóvel e voz do condutor possibilitando que os técnicos façam uma análise detalhada do veículo no momento de um possível acidente.
Para o autor do projeto, esta seria uma maneira de detectar possíveis falhas e determinar suas soluções. “Quando um acidente de automóvel acontece, muitas vezes é difícil descrever o que aconteceu ou mesmo provar para a seguradora o que causou a colisão. Hoje já existe tecnologia acessível para resolver mais esse problema”, explicou Resende.
Normalmente, somente os donos dos veículos terão acesso às informações contidas no dispositivo - que contará com um botão que possibilitará eliminar os dados quando o automóvel for estacionado.
O projeto remete ao Contran (Conselho Nacional de Trânsito) a padronização do equipamento e como os dados podem ser armazenados e acessados, além da decisão de normatizar o uso das informações pelas autoridades de trânsito.
A medida não prevê a instalação do equipamento em carros usados. Contudo, espera-se que as seguradoras ofereçam descontos para aqueles que se interessarem pela instalação do equipamento.
Por: Michelle Sá / Fonte: Correio do Estado