Canadá: Com folga, Ford foi líder em 2010
Mais um mercado terá boas recordações de 2010. Embora o crescimento não tenha sido tão grande - +6,6% na comparação com 2009 -, as vendas de veículos novos no Canadá atingiram a marca de 1.557.121 unidades.
E a Ford é uma das que mais tem motivos para sorrir. Além de garantir a liderança de mercado a marca norte-americana foi a única a ultrapassar a barreira das 200 mil unidades – mais do que isso, garantiu uma vantagem superior a 100 mil unidades em relação à Toyota.
Mostrando força no mercado canadense, a também norte-americana Dodge superou as 150 mil unidades e garantiu presença no pódio. Detalhe: a vice-liderança da Toyota foi garantida graças a uma vantagem de apenas 2.143 unidades. Chevrolet e Honda completaram o top 5.
Depois de um longo período a liderança entre as marcas Premium mudou de mãos: saiu a BMW (15ª, com 27.202 unidades), entrou a Mercedes (13ª, com 29.632 unidades). A Audi, em 18º lugar, brigou duro com a Lexus pela posição – apenas 84 unidades garantiram vantagem para a alemã.
O maior crescimento entre as marcas de maior volume ficou com a GMC (9ª), com +37,5% na comparação com os 12 meses anteriores. Já a Toyota foi o destaque negativo: queda de 17%.
Confira a lista das marcas que foram destaque em 2010:
RANKING POR MARCAS DE AUTOMÓVEIS
1. Ford 259.204
2. Toyota 157.044
3. Dodge 154.901
4. Chevrolet 149.294
5. Honda 123.730
6. Hyundai 118.507
7. Mazda 78.662
8. Nissan 74.780
9. GMC 71.732
10. Kia 53.882
11. VW 45.388
12. Jeep 37.323
13. Mercedes 29.632
14. Subaru 27.805
15. BMW 27.202
16. Mitsubishi 19.504
17. Acura 17.340
18. Audi 14.333
19. Lexus 14.249
20. Chrysler 12.731
21. Buick 11.269
22. Suzuki 9.128
23. Lincoln 8.630
24. Infiniti 8.233
25. Cadillac 7.398
26. Volvo 6.550
27. MINI 4.501
28. Land Rover 2.547
29. Porsche 2.036
30. Smart 2.019
Por: Thiago Parísio
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com