Garagem CARPLACE: Usando o piloto automático da Nova Montana
Garagem CARPLACE: Usando o piloto automático da Nova Montana
Nesta semana, tivemos a oportunidade de rodar com a Montana por São Paulo com trânsito mais ameno. Isso possibilitou testar, na Marginal Pinheiros, a utilização de um item de conforto, que dentre os concorrentes, só a Nova Montana tem: o controlador de velocidade de cruzeiro, item conhecido popularmente como piloto automático.
O piloto automático da Montana pode ser ativado após o veículo atingir a velocidade de 40 km/h. O sistema é acionado através de um botão na alavanca esquerda. Esta alavanca possui dois botões: um que ativa e aumenta a velocidade e outro que reduz.
Como funciona:
Para ligar, basta pressionar o botão da frente (I) para que o piloto automático trave a velocidade e a partir daí, é só tirar o pé do acelerador. No painel, o símbolo do piloto automático permanecerá acesso. Para desligar, basta pisar no freio.
Aumentando e reduzindo a velocidade de cruzeiro:
Depois de ativado o piloto automático e "travada" a velocidade, existem duas formas de aumentá-la sem desativar o sistema. A primeira forma é pisando no acelerador até atingir a velocidade desejada.
A segunda forma é mais interessante. O mesmo botão (I) que serve para acionar o piloto automático também pode ser utilizado como um "acelerador eletrônico". Com o sistema ativado, basta pressionar e segurar o botão que o carro irá acelerar (com um pequeno atraso em torno de 2 segundos) de forma constante. Isso é muito útil para "acertar" a velocidade permitida na via, como por exemplo, está a 110 km/h e quer chegar a 120 km/h. Sem precisar colocar o pé no acelerador, é possível aumentar a velocidade através do botão.
O outro botão (R) na mesma alavanca faz o serviço inverso. Ele não desativa o piloto automático, mas reduz a velocidade também de forma gradual. Dirigimos a Montana por um longo percurso sem pisar no acelerador, apenas ajustando a velocidade para cima ou para baixo através dos botões. Foi bem interessante.
Para quem dirige muito na estrada,vale a pena fazer um teste.
Clique nas imagens para ver em alta resolução.
Galeria: Garagem CARPLACE: Usando o piloto automático da Nova Montana
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com
JUNTE-SE À CONVERSA
(
)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Celta 2025 é uma mentira: veja o carro que levantou o boato
Renault volta atrás e garante que Clio terá nova geração; veja projeção
Teste Chevrolet Trailblazer High Country: uma viagem no tempo com o SUV 2025
Sedãs em novembro: Hyundai HB20S lidera com maior desempenho em 10 anos
Nova tampa da Silverado 2025 já foi motivo de recall nos EUA; entenda
Oficial: C4 Cactus sai de linha para Citroën focar em Aircross e Basalt
Chevrolet despenca 70% na China e vive mesmo drama da Volkswagen