Este é o Fiat Idea 2011. O lançamento acontece nesta quinta-feira, 29 de julho, mas recebemos todas as especificações e novidades do modelo. O monovolume da marca italiana chega à linha 2011 com muitas novidades: novo design externo, novos motores E.torQ, uma renovada gama de versões e mais tecnologia. Confira todos os detalhes de modelo. Assim como o Novo Punto e a linha Palio, o Fiat Idea 2011 passa a ser equipado com a nova família de motores E.torQ 1.6 16V e 1.8 16V. Além destes propulsores, o Fire 1.4 continua sendo oferecido no modelo. O câmbio é mecânico de cinco marchas ou automatizado Dualogic® para os novos 1.6 e 1.8 16V.
Novo Fiat Idea 2011 - Modelo ganha novo visual, novos motores E.torQ e novas versões
Novas versões também passam a ser oferecidas na linha 2011, sendo elas: Attractive 1.4 8V Essence 1.6 16V Essence 1.6 16V Dualogic Sporting 1.8 16V Sporting 1.8 16V Dualogic Adventure 1.8 16V Adventure 1.8 16V Dualogic
Novo Fiat Idea 2011 - Modelo ganha novo visual, novos motores E.torQ e novas versões
Novo Visual As novas linhas do novo Fiat Idea, totalmente desenvolvidas pelo Centro Estilo Fiat para América Latina, incluíram mudanças marcantes na dianteira e na traseira. Na dianteira, capô, para-choque e grade dianteira são novos, deixando a frente mais arredondada e imponente. O capô ficou mais afilado, com planos curvos e vincos bem definidos. O para-choque ficou mais envolvente sua a grade foi afilada. O conjunto ótico também é novo e trazem faróis polielípticos de dupla parábola, maiores e mais inclinados, com formato semelhante ao de um triângulo inclinado com cantos arredondados.
Novo Fiat Idea 2011 - Modelo ganha novo visual, novos motores E.torQ e novas versões
A traseira do Fiat Idea também recebeu profundas mudanças. A tampa – com aerofólio integrado – e o vidro posterior são novos, formados com linhas mais dinâmicas e superfícies mais bem definidas. O para-choque traseiro, que traz a placa do veículo embutida, segue a forma do dianteiro. Uma novidade importante são as lanternas traseiras. Elas trazem o sistema de iluminação por LEDs e guias de luz. Eles também oferecem baixo consumo de energia, alta resistência a impactos e vibrações, além de alta eficiência de cor. Embora seja um item de design, essa tecnologia facilita ainda a visualização das lanternas por outros motoristas. O brake-light também é composto por LEDs.
Novo Fiat Idea 2011 - Modelo ganha novo visual, novos motores E.torQ e novas versões
A lateral recebeu novos para-lamas dianteiros e frisos cromados. Os espelhos retrovisores externos são maiores (aumentou 40% em relação ao anterior) – melhorando a visibilidade e, portanto, a segurança – e com repetidores laterias de LEDs e guias de luz. Rodas de liga-leve, calotas e maçanetas também são novas.
Novo Fiat Idea 2011 - Modelo ganha novo visual, novos motores E.torQ e novas versões
As versões Sporting e Adventure ganharam detalhes exclusivos. Para a Sporting foi criado um conjunto de elementos estilísticos. Ele é composto por minissaias laterais, spoilers dianteiro e traseiro, aerofólio e rodas exclusivas, além dos faróis e lanternas com máscara negra. A Adventure possui para-choques e apliques das caixas de roda e das laterais específicos. O estepe fica à mostra, recoberto e protegido por um protetor que foi desenvolvido para este novo Idea. O interior também recebeu modificações. Os formato dos bancos dianteiros foi levemente alterando, o que os deixou mais envolventes. O revestimento dos bancos pode ser em couro, ter apoia braço central, além de ser possível adicionar uma mesinha atrás do banco do passageiro. Os bancos também ganharam novos tecidos diferenciados para cada versão e a adoção da tecnologia “embossed”, que aplica formas e desenhos em relevo. A nova estrutura do banco possui também uma nova regulagem de altura com um curso 20 mm maior. O volante também é novo e traz um certo toque de esportividade. O Fiat Idea 2011 também ganha fechadura elétrica do porta-malas em todas as versões, com acionamento no botão do telecomando ou no botão de travamento das portas na parte central do painel. A Fiat informa que o ar condicionado também é novo, que mais eficiente, traz nova captação de ar, novo eletroventilador potencializado e aumento da vazão em 38%. As versões Attractive e Essence do novo Fiat Idea receberam quadro de instrumentos com iluminação branca com velocímetro, conta-giros, marcadores graduais do nível de combustível e da temperatura da água e um display digital com relógio, hodômetro, computador de bordo e My Car Fiat. Opcionalmente, as versões Essence podem ser equipadas com um quadro ainda mais completo, que traz informações do computador de bordo B, do rádio, do calendário e do indicador de temperatura externa. Para o Fiat Idea Sporting foi criado um quadro exclusivo, com iluminação branca e inscrição "Sporting", que exibe um conjunto completo de informações: velocímetro, conta-giros, marcadores graduais do nível de combustível e da temperatura da água, computadores de bordo A e B, hodômetro, relógio, rádio, calendário e indicação de temperatura externa. As versões Adventure também possuem um painel de instrumentos diferenciado, com serigrafia exclusiva. Ele traz as mesmas informações que o painel do Fiat Idea Sporting. O Fiat Idea 2011 passa a ser oferecido em 15 opções de cores, entre elas duas novas opções: Verde Lit e Vermelho Oppulence. . Fonte: Divulgação Fiat

Galeria: Novo Fiat Idea 2011 - Modelo ganha novo visual, novos motores E.torQ e novas versões

Envie seu flagra! flagra@motor1.com