O NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos, acaba de chegar na América Latina já mostrando serviço. O órgão divulgou nesta segunda-feira, 18 de outubro, resultados dos testes de colisão de nove veículos de seis marcas, fabricados e/ou vendidos na América Latina. No geral, o resultado foi péssimo. A avaliação destes carros seguiu o mesmo padrão europeu, com testes de impacto frontais a 64 km/h. Para simular os passageiros, foram colocados dois bonecos adultos nos bancos dianteiros e dois bonecos equivalentes a crianças de 3 anos e de 18 meses nos bancos traseiros. Neste primeiro teste de colisão, foram submetidos a um rigoroso processo de avaliação da NCPA os seguintes veículos: TOYOTA Corolla XEi; CHEVROLET Meriva GL Plus; FIAT Palio ELX 1.4 (com e sem airbags), VW Gol Trend 1.6 (com e sem airbags); Peugeot 207 Compact 5p 1.4 (com e sem airbags); Geely CK 1 1.3.
Latin NCAP divulga resultados dos testes em carros brasileiros
O melhor desempenho foi do Corolla, o qual recebeu a maior nota no teste: quatro estrelas (do máximo de cinco) na segurança para ocupantes adultos. A carroceria do Corolla se manteve estável durante o impacto frontal e o assoalho permaneceu íntegro. Cabeça e peito dos ocupantes tiveram boa proteção. Somente os joelhos ficaram expostos a lesões por ação de estruturas do painel. Houve falha na proteção da criança com três anos (a cabeça bateu nas costas do banco do motorista).
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O pior desempenho foi do Geely CK1, de fabricação chinesa, que não é vendido no Brasil. Não obteve nenhuma estrela. Constatou-se risco muito elevado de lesões a todas as partes do corpo do motorista, que poderia até morrer. Para crianças, houve proteção adequada nas cadeirinhas, mas a carroceria muito fraca não absorve o impacto da colisão. A deformação da estrutura do carro é imensa, limitando a chance de sobrevivência do passageiro da frente. O Geely avaliado não tinha airbag. Mas o risco detectado é tão grande que a presença de um airbag não faria diferença. E as cadeirinhas recomendadas pelos fabricantes não se encaixam perfeitamente ao carro.
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O Peugeot 207, mesmo no modelo que tem airbag, se mostrou incapaz de evitar que o peito do motorista atingisse o volante em caso de colisão frontal. O modelo sem airbag, por sua vez, acarreta aos passageiros todas essas ameaças mais o alto risco de lesão na cabeça. Com ou sem airbag, o Peugeot 207 não é a opção mais segura para quem tem criança, uma vez que a carroceria não suporta a pressão do impacto.
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Na avaliação do VW Gol e do Fiat Palio, dois carros muito populares no Brasil, os resultados foram bem parecidos. Nos modelos com airbag, ambos oferecem boa proteção para a cabeça. O Palio, porém, traz um risco médio de lesão no peito.
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Nos modelos sem airbag dos dois carros, houve risco elevado de lesões na cabeça e no peito. No Chevrolet Meriva com airbag houve boa proteção de cabeça e peito. Estruturas do painel colocaram em risco os joelhos do motorista e do passageiro e as pernas do motorista. Falha na proteção da criança com três anos (a cabeça bateu nas costas do banco do motorista). Resultado final do primeiro crash-test da Latin NCAP
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Até hoje, as únicas referências sobre segurança veicular eram de carros importados, com notas da Euro NCAP ou do IHS (Institute for Highway Safety) dos Estados Unidos. Com a chegada da Latin NCAP, começamos a ter um pouco de noção em relação a segurança dos modelos comercializados no Brasil. Com a Latin NCAP por aqui, não terá jeito. Ou as empresas passam a oferecer um produto de melhor qualidade e mais seguro, como já fazem na Europa, Ásia e Estados Unidos, ou verão seus modelos com notas horríveis como as publicadas neste primeiro teste. No Brasil, a entidade é representada pela Pro Teste. Fonte: Pro Teste

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