Novo Mégane 100% Elétrico: Renault apresenta a versão definitiva do Fluence ZE
A Renault divulgou a versão definitiva do Fluence Z.E. O modelo, que será comercializado a partir do ano que vem na Europa e em Israel, será o primeiro sedan 100% elétrico do seu segmento a ser vendido em série. No Brasil, o sedan Fluence será lançado em sua versão "normal" como Novo Mégane.

O Renault Fluence Z.E. será fabricado na fábrica OYAK-Renault, em Bursa, na Turquia, na mesma linha de produção do Fluence equipado com motor normal a gasolina ou diesel. Este modelo entrará em produção no primeiro semestre de 2011.

Com um comprimento de 4,75 m, a versão elétrica do Fluence é 13 cm maior em relação ao modelo normal de linha, a fim de permitir a integração das baterias atrás dos bancos traseiros. Portanto, a marca destaca que lateral da carroceria foi redesenhada para manter o equilíbrio geral da versão original.
Na frente, o logo Renault, a lente e a parte inferior da máscara do farol, e o contorno dos faróis de neblina têm uma cor azulada. A grade central de entrada de ar é atravessada por uma faixa preta brilhante, enquanto a entrada de ar inferior conta com máscara na mesma cor que a carroceria.

O Renault Fluence Z.E. também conta com retrovisores preto brilhante, frisos pintados na cor da carroceria e os dois compartimentos de recarga localizados nos paralamas dianteiros. A tampa do porta-malas é recebe um painel de cor azulada e um monograma Fluence Z.E. As rodas de liga leve também tem desenho específico.

O Fluence Z.E. é um veículo 100% elétrico. O motor elétrico do modelo tem potência máxima de 95 cv e torque máximo de 22,6 kgfm, disponível em qualquer faixa de rotação (as acelerações geradas por este grupo propulsor elétrico são constantes e lineares).
A bateria de íon lítio que equipa o Fluence Z.E dispõe de uma capacidade energética de 22 kW/h e está localizada atrás do encosto dos bancos traseiros, de forma a manter um volume do porta-malas de 300 litros. Seu peso é de 250 kg. Um sistema de recuperação da energia na desaceleração permite recarregar as baterias.

A Renault também destaca que as baterias de Fluence Z.E podem ser recarregadas através de três formas diferentes:
- Através de uma tomada doméstica de 220V, para uma duração compreendida entre 6h e 8h. Esta forma de recarga é especialmente adequada para a noite ou durante um dia de trabalho;
- A partir de terminais de recarga rápidos de 400V, que permitem uma recarga em 30 minutos aproximadamente;
- Com o sistema de troca de bateria “Quickdrop” (troca de baterias), que permitirá substituir a bateria do veículo em 3 minutos aproximadamente, em estações dedicadas.
De acordo com a marca, a autonomia do Fluence ZE é de 160 km em ciclo misto, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 135 km/h.
Fonte: Divulgação Renault




