Teste de capotagem classifica Tiguan como bom e Sportage e Tucson como ruim
O IIHS, órgão responsável pela segurança veicular nas estradas dos Estados Unidos, divulgou nesta terça-feira (24), os resultados de um teste de resistência do teto. No teste, modelos utilitários foram submetidos a uma pressão no teto de até quatro vezes equivalente ao seu peso. Veja o vídeo.
No teste do IIHS, o peso máximo de quatro vezes o equivalente a seu peso atribui o critério "bom". O utilitário que suporta até 3,25 vezes seu peso, foram classificados como "aceitáveis". O critério "regular" foi atribuído aos modelos que suportaram pressão de até 2,5 vezes do seu peso. Os que não suportaram mais do 2,5 vezes o seu peso, foram classficados como "ruins".
Dos modelos comercializados no Brasil, três obtiveram classificação aceitável: Suzuki Grand Vitara, Toyota RAV4 e Mitsubishi Outlander. Os modelo Hyundai Tucson e Kia Sportage obtiveram os piores resultados, e ficaram com a classificação "ruins".
O VW Tiguan, que deve ser lançado oficialmente no Brasil a partir de abril, obteve o melhor resultado e conquistou o critério "bom".
Veja a classificação de todos os veículos testados pelo IIHS :
Classificação "Bom":
Volkswagen Tiguan
Subaru Forester
Honda Element
Jeep Patriot
Classificação "Aceitável":
Suzuki Grand Vitara
Chevrolet Equinox
Pontiac Torrent
Toyota RAV4
Nissan Rogue
Mitsubishi Outlander
Classificação "Regular":
Honda CR-V
Ford Escape
Mazda Tribute
Mercury Mariner
Classificação "Ruim":
Kia Sportage
Hyundai Tucson
O vídeo abaixo mostra a explicação e como foram realizados os testes.