A fábrica da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo (SP) completou nesta quarta-feira (18/11) aniversário de 50 anos. Desde sua inauguração em 1959 pelo então presidente Juscelino Kubitscheck, a fábrica já produziu mais de 11 milhões de veículos, o equivale a um terço da frota circulante do Brasil. Clique nas imagens para ver em alta resolução. "Ao longo dos anos, a primeira unidade industrial tem sido continuamente modernizada e renovada, posicionando-se entre as mais versáteis, produtivas e flexíveis do Grupo Volkswagen no mundo", afirmou o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall. A unidade conta com 12,5 mil colaboradores e 3 turnos de trabalho. Diariamente, 1.300 veículos de 9 modelos saem da linha de produção: Novo Gol, Nova Saveiro cabine simples, Nova Saveiro cabine estendida, Polo, Polo Sedan, Gol G4, Parati, Kombi Furgão e Kombi Standart. Modelos que marcaram época como o Fusca, Passat, Santana e o esportivo SP2 também foram produzidos na unidade.
Fábrica da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo completa 50 anos
A decisão de construir a fábrica Anchieta foi tomada logo depois do início das operações da Volkswagen do Brasil, em 1953, quando a empresa ainda ocupava um galpão alugado no Ipiranga, em São Paulo. O município de São Bernardo do Campo foi escolhido por estar próximo do porto de Santos, que recebia as máquinas de produção vindas de navio da Alemanha, e da cidade de São Paulo, o maior mercado consumidor.
Fábrica da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo completa 50 anos
O ex-presidente Juscelino Kubitscheck, fundador de Brasília, inaugurou a fábrica Anchieta em 18 de novembro 1959, desfilando dentro da unidade, entre aos colaboradores, num Fusca conversível ao lado de Friedrich Wilhelm Schultz-Wenk, presidente da Volkswagen na época.

Galeria: Fábrica da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo completa 50 anos

Envie seu flagra! flagra@motor1.com