Dirigimos o Novo Sandero StepWay em seu lançamento à convite da Renault

Fomos convidados pela Renault para o lançamento do novo Sandero StepWay. O evento aconteceu no Centro de Design da marca, localizado em São Paulo. O desenvolvimento desta versão foi apresentado por Vincent Ferreti, designer-chefe do Renault Design América Latina e por Bruno Hohmann, gerente de marketing de produto. No final do dia, fizemos o test drive no modelo.
Dirigimos o Novo Sandero StepWay em seu lançamento à convite da Renault
Vincent Ferreti começou explicando que a versão foi projetada para agradar a pessoas que procuram um carro robusto que reflitam a sua personalidade. Para isso, além do visual mais diferenciado, foram desenvolvidos seis desenhos de "tatuagens" para personalização do veículo. "O consumidor pode escolher a que mais se aproxima de sua personalidade", destaca Hohmann.
Dirigimos o Novo Sandero StepWay em seu lançamento à convite da Renault
O Sandero StepWay recebeu modificações em sua suspensão que o deixaram 40mm mais alto que a versão normal. Com a utilização de pneus desenvolvidos especialmente para versão, o modelo ganha mais 10mm, totalizando 50mm de distância do solo. Segundo Hohmann, os pneus exclusivos foram projetados para utilização de 80% no asfalto e 20% em estradas de terra.
Dirigimos o Novo Sandero StepWay em seu lançamento à convite da Renault
Internamente, o acabamento fica dentro do padrão esperado para um modelo deste segmento, com revestimento parcial dos bancos em tecido semelhante a um couro sintético e detalhes da versão na parte frontal do banco. Para a versão top de linha, que conta com airbags, o volante tem revestimento em couro.
Dirigimos o Novo Sandero StepWay em seu lançamento à convite da Renault
Com computador de bordo de série desde a versão de entrada, o Sandero StepWay traz painel com grafismos em branco com luzes e mostradores em tons de laranja, o que permite uma boa visualização norturna de todos os instrumentos. No console, a plataforma B0 (oriunda do Logan) traz posicionamento centralizado dos comandos dos vidros, travas e retrovisores elétrico embaixo do freio de mão, não muito usual.
Dirigimos o Novo Sandero StepWay em seu lançamento à convite da Renault
A versão intermediária traz ar-condicionado, retrovisores com comando interno elétrico e vidros elétricos nas quatro portas. Aqui entra uma observação que remete às origens de um carro de baixo custo como o Sandero: os botões de acionamento dos vidros elétricos traseiros. Ao sentar no banco traseiro, naturalmente procuramos a alavanca manual para baixar o vidro ou procuramos os botões próximos aos puxadores, mas cadê? Depois de algum tempo, encontramos os botões no console central atrás da alavanca do freio de mão, o que dificulta o acesso do motorista. Dirigindo o Sandero StepWay Além de muito bonito visualmente, o Sandero StepWay é bastante agradável de se dirigir. A posição elevada do banco e a grande dimensão do Sandero, transmitem a sensação de se estar num carro maior, e não em hatch. O conjunto ergonômico entre o volante, banco e manopla de câmbio foi acertado, sendo uma das melhores combinações feitas pela Renault. A transmissão, com alavanca mais alongada, tem encaixes suaves e precisos. O motor 1.6 bicombustível, mesmo sendo de 16 válvulas, tem torque elevado mesmo em baixas rotações. O acerto da suspensão ficou na medida certa, sendo capaz de passar em deformações, ondulações e buracos sem transmitir muitas "sacudidas" aos passageiros. A direção hidráulica é extremamente leve, que apesar de ser bom para as mulheres, não transmite muita firmeza quando se roda em uma velocidade mais elevada.
Dirigimos o Novo Sandero StepWay em seu lançamento à convite da Renault
Para o motorista e o passageiro dianteiro, o espaço dianteiro é suficiente para atender tranquilamente as pessoas mais altas. O mesmo caso vale para o grande espaço até o teto, onde dificilmente um passageiro "muito alto" terá problemas de acomodação. Para os passageiros traseiros, o espaço também é generoso e acomoda "confortavelmente" três passageiros. Para quem está pensando em comprar um carro deste segmento, o Sandero SportWay é uma boa opção, tanto pelo visual robusto e rodas de 16 polegadas (de série em todas as versões) que combinou bem com suas dimensões quanto pelo espaço interno e pelo preço. Enquanto a Palio Adventure Locker tem preço inicial de R$ 57.454,00 e o Crossfox sai por R$ 50.814,00, o Sandero StepWay chega ao mercado com preço inicial de R$ 44 mil com direção hidráulica, rodas de liga leve de 16 polegadas, computador de bordo e faróis de neblina de série. CARPLACE presente no lançamento à convite da Renault A apresentação do Sandero StepWay realizado no Centro de Design da Renault contou com a participação de jornalistas e blogueiros do mercado automotivo nacional. Agradecemos à Renault, especialmente ao Vincent Pedretti e Bruno Hohmann, pela excelente receptividade e informações sobre este e também sobre os futuros lançamentos da marca que estão por vir no mercado nacional. Mais detalhes e informações do Sandero Stepway

Compare Preços: Renault Sandero, Ford Ecosport, Palio Adventure, Ford Fiesta, Mitsubishi Pajero TR4, Chevrolet Tracker, Hyundai Tucson, Kia Sportage, Fiesta Sedan, Ford Focus, Ford KA, Ford Fusion, Ford Ranger

Gallery: Dirigimos o Novo Sandero StepWay em seu lançamento à convite da Renault