A Audi anunciou nesta segunda-feira (08/09) que o seu novo utilitário top de linha, o Q7 V12 TDI Quattro, chegará às concessionárias da marca na Europa até o final deste ano. O grande diferencial do modelo é o seu motor V12 à diesel, o primeiro deste porte a ser oferecido em um veículo de passeio.
Audi Q7 V12 TDI Quattro - Top de linha de 500cv chega no fim do ano na Europa
O novo Audi Q7 V12 TDI Quattro, apresentado no começo do ano no Salão de Genebra, chega com o status de utilitário esportivo com motor a diesel mais potente do mundo. O motor nada mais é do que um V12 de 6.0 litro biturbo capaz de desenvolver 500 cavalos de potência e 101,9 kgfm de torque. Para desenvolver este motor, a Audi aplicou tecnologias do modelo de corrida R10, campeão das 24 horas de Le Mans. A transmissão é Tiptronic de seis velocidades que em conjunto com o sistema de tração integral Quattro, transmite a força para rodas dianteiras e traseiras na proporção 40:60. O sistema Quattro também é capaz de reconhecer a perda de aderência e fornecer força para um determinado eixo, conforme o caso, para proporcionar um melhor desempenho em terrenos acidentados. Mesmo sendo um carro de grandes dimensões, o desempenho nada deve à esportivos compactos. Com seu potente motor V12, o Q7 é cpaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5.5 segundos e chegar a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Audi Q7 V12 TDI Quattro - Top de linha de 500cv chega no fim do ano na Europa
A suspensão do utilitário conta com amortecedores eletrônicos e bolsas de ar reguláveis, que permitem variar a altura do veículo em relação ao chão.
Audi Q7 V12 TDI Quattro - Top de linha de 500cv chega no fim do ano na Europa
Em termos de consumo, o motor V12 TDI que utiliza um novo sistema de injecção common rail, registra uma média 8,8 km por litro de diesel, ou seja, mais econômico do que modelos concorrentes que utilizam motor à gasolina. Como exemplo, podemos citar o BMW X5 4.8i, que equipado com um motor V8 a gasolina de 355 cavalos de potência, acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e tem consumo médio de 8,3 km por litro de combustível. O top de linha conta com uma extensa lista de equipamentos, a qual inclui um sistema de piloto automático adaptativo, Audi Lane Assist e Audi Side Assist (sistemas que auxiliam o motorista a permanecer em sua faixa de pista e manter a distância correta do veículo da frente, respectivamente), bancos e acabamento com interno com revestimento em couro, volante esportivo com botões multifunções também em couro, teto com revestimento na cor preta, espelhos retrovisores externos rebatíveis, sistema de navegação por satélite, sistema multímidia com DVD e som Bose Surround com CD changer, conexão Bluetooth entre outros. Um grande teto solar panorâmico é um dos poucos itens opcionais. O preço do modelo ainda não foi divulgado pela montadora.

Compare Preços: Audi Q7, Audi A3 Sportback, Hyundai Tucson, Kia Sportage, Ford Ecosport, Ford Explorer, Hyundai Santa Fé, Porsche Cayenne, VW Touareg

Galeria: Audi Q7 V12 TDI Quattro - Top de linha de 500cv chega no fim do ano na Europa

Envie seu flagra! flagra@motor1.com