Sucesso na Europa: Volkswagen Tiguan deve chegar no 2º semestre ao Brasil

Depois do sucesso do Nissan Qashqai na Europa, agora é a vez do utilitário esportivo Tiguan da Volkswagen. Assim como seu concorrente, o modelo da montadora alemã está fazendo tanto sucesso que a fila de espera pode chegar a seis meses. E este sucesso deve chegar ao Brasil também.
Sucesso na Europa: Volkswagen Tiguan deve chegar no 2º semestre ao Brasil
A primeira investida da Volkswagen no segmento dos utilitários esportivos foi com o Touareg, que produzido em parceria com o Porsche Cayenne desde 2002. Com o Tiguan, a Volkswagen começa a ocupar espaço na faixa de mercado que mais cresce entre os automóveis na Europa: os utilitários esportivos compactos.
Sucesso na Europa: Volkswagen Tiguan deve chegar no 2º semestre ao Brasil
O modelo, que começou a ser vendido na Europa há pouco mais de dois meses, já teve a produção dos primeiros oito meses vendidas, o que causou a grande fila de espera. Na Alemanha e Bélgica, a espera pode demorar até seis dependendo da configuração e motorização escolhida.
Sucesso na Europa: Volkswagen Tiguan deve chegar no 2º semestre ao Brasil
O fato curioso é que em outros grandes mercados europeus, como na Espanha, o Tiguan é vendido à pronta-entrega. Mas as filas já são aguardadas para as próximas semanas, devido à grande procura que o modelo tem. No mesmo país, o Nissan Qashqai também vem provocando listas de espera que podem chegar a até onze meses, quando escolhido a configuração com motor à diesel. Só para lembrar, o Nissan Qashqai também deve ser vendido no Brasil.
Sucesso na Europa: Volkswagen Tiguan deve chegar no 2º semestre ao Brasil
O impacto do grande sucesso do Tiguan no velho continente pode resultar no atraso de sua chegada ao Brasil, já que as vendas por lá estão bem acima do esperado. A expectativa da Volkswagen é produzir anualmente 110 mil unidades do Tiguan para atender a todo o mercado mundial. Para o segundo semestre deste ano, é esperada uma nova versão 1.4 TDI turbo de 150 cavalos e tração dianteira para o segundo semestre de 2008. O Tiguan é comercializado em três opções de motores TSI, sendo o modelo de entrada com 150 cv, o intermediário com 170 cv e o top de linha, 200 cv. Os modelos a diesel, dois, que devem ser os preferidos na Europa, desenvolverão 140 cv e 170 cv, respectivamente, mas terão torque de 32,6 kgm e 35,6 kgm, algo equivalente ao que desenvolvem bons motores V6. A expectativa é de que os preços do Tiguan devem ficar na faixa dos R$ 120 mil reais, tendo como principais concorrentes o Land Rover Freelander, Honda CR-V e Hyundai Tucson. Bem antes da chegada do Tiguan no Brasil, a Volkswagen lançará o Novo Gol que segundo informações, possui um visual muito parecido com o do utilitário esportivo.

Compare Preços de: VW Touareg, Porsche Cayenne, Hyundai Tucson, Hyundai Santa Fé, BMW X3, BMW X5, Toyota Hillux SW4, Ford Explorer, Nissan Murano, Infiniti FX45, Mercedes ML 500, Mitsubish Pajero, Land Rover

Galeria: Sucesso na Europa: Volkswagen Tiguan deve chegar no 2º semestre ao Brasil