Petrobras lança o primeiro biocombustível para carros da Fórmula 1

No final de semana que antecede o Grande Prêmio do Brasil, a Petrobras lançou oficialmente neste domingo (14/10/2007), no Rio de Janeiro, o primeiro biocombustivel para os carros de Fórmula 1, antecipando uma determinação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para 2008. O lançamento ocorreu durante o evento Petrobras Esportes Motor, realizado no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio e contou com a participação da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef. Segundo a ministra, "a Fórmula 1 é geralmente a vanguarda na melhoria da qualidade dos combustíveis, mas desta vez foi o contrário. A tecnologia dos carros de passeio é que foi passada para a Fórmula 1, representando a importância do uso dos biocombustíveis no Brasil”, disse a ministra.
Petrobras lança o primeiro biocombustível para carros da  Fórmula 1
O novo combustível foi desenvolvido pela Petrobrás e conta com no mínimo 5,75% de componentes biodegradáveis, o qual atende a determinação da FIA para o ano que vem, onde os carros que competirão a Fórmula 1 terã que utilizar combustíveis com no mínimo 5,75% de componentes biodegradáveis. Sobre a composição do combustível, o coordenador técnico da Petrobras para Fórmula 1 manteve sigilo e não disse de que material é feito para não entregar a fórmula. O combustível abastecerá a equipa AT&T Willians F1 a partir do Grande Prêmio do Brasil. Quem sabe um dia, o Filipe Massa irá parar sua Ferrari no box e poder escolher entre abastecer com gasolina ou com o famoso ethanol (álcool)? Dependendo da estratégia, ele pode ter mais autonomia com gasolina ou mais potência de motor utilizando o álcool.

Compare Preços de: VW Jetta, VW Bora, VW Passat, Ford Fusion, Ford Mondeo, Ford Focus Sedan, Citroen C4 VTR, Toyota Corolla, Toyota Camry, GM Vectra, Astra Elite, Astra Advantage, New Civic

Petrobras lança o primeiro biocombustível para carros da Fórmula 1

Foto de: Fábio Trindade