Exclusivo: uma volta no Hyundai i20, que deve inspirar o novo HB20 nacional

A Hyundai está imersa em um enorme processo de renovação de seus veículos. Tanto é que, na Europa, atualmente 90% da gama da empresa tem menos de dois anos. Um dos últimos a ser renovado foi o hatchback i20 2018. E o interesse dos brasileiros nele reside no fato de que o próximo HB20 nacional tem tudo para se inspirar neste carro. 

O HB20 nasceu em 2012 com uma plataforma modificada do i20 europeu, porém adaptada à realidade do mercado nacional - ou seja, para condições mais severas de piso e menos favorecidas em termos de dinheiro. O resultado, sabemos bem, foi um estrondoso sucesso de vendas, que incluiu ainda as versões sedã HB20S e aventureira HB20X. 

Passados seis anos, o HB20 não tem mais o mesmo pique nas lojas, e a reestilização de 2016 foi bem mais sutil do que a mudança que a GM fez no Onix, seu principal rival. Hoje, além de não acompanhar o Onix nos emplacamentos, o HB20 sofre a ameaça do Ka, que será renovado em agosto e promete partir para cima de vez do Hyundai. A solução, porém, já está a caminho: a segunda geração do HB20 está sendo desenvolvida e deverá chegar às lojas até 2020. 

Para ter uma ideia de como o modelo poderá ficar, demos uma volta no novo i20 europeu por meio dos nossos colegas do Motor1.com Espanha. Por lá, o i20 2018 abandonou os motores a diesel e estreou uma transmissão de dupla embreagem e 7 marchas, além de inéditas tecnologias de segurança. 

Hyundai i20 2018 primera prueba

Em termos estéticos, o novo i20 adota a nova filosofia de design da marca, com uma nova grade em...