Os sedãs compactos tem um espaço reservado no coração do brasileiro. Antes dos SUVs, eram a alternativa de quem precisava de mais espaço e, principalmente, porta-malas. Ao mesmo tempo, o preço pouco acima dos hatches compactos ajudava na hora da compra - de fato, isso ainda é algo interessante até mesmo diante dos SUVs compactos.
Separamos as 7 opções do mercado brasileiro com câmbio automático em suas versões de entrada. O Toyota Yaris é o único abaixo dos R$ 100 mil em sua tabela, chegando aos quase R$ 120 mil do VW Virtus. A maior parte passa dos R$ 110 mil, um valor considerável por um carro compacto, mas ainda mais interessante que um SUV para quem precisa de um bom porta-malas.
Toyota Yaris Sedã XL 1.5 CVT - R$ 99.920
- Motor 1.5 aspirado, 105/110 cv e 14,3/14,9 kgfm
- Câmbio CVT com simulação de 7 marchas
- Porta-malas: 473 litros
Um japonês com o preço interessante é o Toyota Yaris Sedã XL. A versão de entrada tem motor 1.5 aspirado, mais potente que o Cronos, e usa o mesmo câmbio CVT com simulação de 7 marchas. Tem mais espaço interno, mas o porta-malas é menor que o do Fiat. Compensa na lista de equipamentos, com 7 airbags e ainda é mais barato que o Cronos. Tem sistema multimídia de 7" com espelhamento, como o Cronos Drive.
Fiat Cronos Drive 1.3 CVT - R$ 102.990
- Motor 1.3 aspirado, 98/107 cv e 13,2/13,7 kgfm
- Câmbio CVT com simulação de 7 marchas
- Porta-malas: 525 litros
A Fiat acertou ao colocar o câmbio CVT no Cronos, em conjunto com o motor 1.3 aspirado. Criou também o sedã mais barato com câmbio automático (apesar de já ter sido mais barato...) com um bom porta-malas, de 525 litros. Na versão Drive, já vem com os controles de tração e estabilidade, ar-condicionado, sistema multimídia com tela de 7" e computador de bordo. Há opção de ar-condicionado automático e partida por botão no pacote S-Design de R$ 3.990.
Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo AT6 - R$ 108.790
- Motor 1.0 turbo, 116 cv e 16,3/16,8 kgfm
- Câmbio automático com 6 marchas
- Porta-malas: 469 litros
O mais vendido sedã compacto, o Chevrolet Onix Plus tem a versão Turbo AT como a mais barata. Não tem sistema multimídia, mas é o mais barato com motor 1.0 turbo e não abre mão de controles de tração e estabilidade e os 6 airbags. Se quiser mais equipado, terá que procurar a versão LT, de R$ 116.490, que é mais fácil de encontrar nas lojas.
Nissan Versa Sense 1.6 CVT - R$ 110.590
- Motor 1.6 aspirado, 110/113 cv e 15,2/15,3 kgfm
- Câmbio CVT com simulação de 6 marchas
- Porta-malas: 482 litros
Outro bom japonês na lista, o Nissan Versa Sense tem motor 1.6 aspirado e joga com seu visual. Recentemente reestilizado, o mais barato Versa tem rodas de 15", sistema multimídia com espelhamentos, chave presencial, os controles de tração e estabilidade, 6 airbags e bom espaço interno, algo que marca o Versa desde sua geração anterior. Acaba devendo em porta-malas, ainda perto dos 500 litros.
Hyundai HB20S Comfort Plus 1.0T AT6 - R$ 114.990
- Motor 1.0 turbo, 120 cv e 17,5 kgfm
- Câmbio automático de 6 marchas
- Porta-malas: 475 litros
O HB20S foi reestilizado em 2022, junto com o hatch. Recebeu uma nova dianteira e traseira, além de sistema multimídia com tela de 8" com espelhamento sem fios. Tem os controles de tração e estabilidade, 6 airbags, rodas de 16", piloto automático, acendimento automático dos faróis, computador de bordo e outros equipamentos, como os básicos ar-condicionado e direção elétrica.
Honda City LX 1.5 CVT - R$ 115.300
- Motor 1.5 aspirado, 126 cv e 15,5/15,8 kgfm
- Câmbio CVT com simulação de 7 marchas
- Porta-malas: 519 litros
A Honda apresentou recentemente o City LX, uma nova versão de entrada do sedã. Tem motor 1.5 aspirado com injeção direta e câmbio CVT, conjunto que destaca pelo bom consumo no sedã. Tem 6 airbags, os controles de tração e estabilidade, sistema multimídia com tela de 8" com espelhamento sem fios, rodas de 15", lanternas em LEDs e outros itens.
VW Virtus 1.0T AT6 - R$ 119.990
- Motor 1.0 turbo, 109/116 cv e 16,8 kgfm
- Câmbio automático de 6 marchas
- Porta-malas: 521 litros
Com a reestilização, o Virtus recebeu duas versões com o motor 1.0 turbo de até 116 cv. Esta versão de entrada tem um bom pacote de equipamentos, até melhor que as versões mais caras do Polo, por exemplo. Na lista de itens, os controles de tração e estabilidade, 6 airbags, rodas de 15", faróis em LEDs, sistema multimídia com tela de 6,5" e painel de instrumentos com tela de 8".