Existem diversas questões que cercam o mundo do automóvel hoje. Ao mesmo tempo em que os valores de componentes sobem e elevam o valor final do carro, exigências de segurança elevam o uso de itens como airbags, controles de tração e estabilidade e tecnologias mais avançadas, como frenagem automática e diversos alertas.

E qual a equação certa para oferecer o máximo de segurança para a maioria? A frota acaba ficando mais antiga ao tempo em que o consumidor não consegue fazer a troca como faria com os preços mais baixos. Há também a procura por itens de conforto, como novos sistemas multimídia e de conectividade, algo que muitas vezes é preferido pelo comprador no lugar dos opcionais de segurança.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Ouça nosso Podcast gratuitamente nas plataformas

Alguns itens já são considerados básicos, como os airbags frontais, mas o controle de tração e estabilidade e mais bolsas estão perto de se tornarem lei. No exterior, há até mais obrigatoriedades, mas também maior facilidade na hora de comprar um carro novo. São diversos pontos que nos levam a essa discussão, de como fazer isso funcionar e também como o comportamento do consumidor colabora para as escolhas das montadores, algumas priorizando o conforto no lugar da segurança dos seus consumidores. 

Se no passado eram raros os carros com airbags e ABS, isso será a mesma coisa com os novos equipamentos se eles se manterem como opcionais? O que você prefere na hora da compra, um carro seguro ou equipamentos de conforto e conectividade? 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com