Descrever as sensações que sentimos ao dirigir um superesportivo como a Ferrari F8 Spider é sempre um grande desafio, mesmo para quem, como nós, está acostumado a falar de carros para viver.

Quando o nível de emoção ultrapassa um determinado limite, transformar em palavras (e imagens) o que está em sua mente não é fácil. Ou melhor, não é fácil fazê-lo de maneira proporcional à adrenalina que invade o corpo do motorista.

Por isso queríamos fazer um vídeo teste diferente do usual, mudando o ponto de vista do espectador. Literalmente.

Galeria: Ferrari F8 Spider - Teste Motor1.com

Como ampliar todos os sentidos

Começamos pensando em como a experiência de dirigir envolve todos os sentidos. Assim, reconectamos nossos sentimentos às imagens, com tomadas inéditas e funcionais para a história de um carro tão especial.

Foi então necessário representar a velocidade, não tanto a física do carro quanto a dos pensamentos que correm na cabeça de quem está atrás do volante de uma Spider dos sonhos entre as curvas de uma estrada de montanha. E como a mente pensar muito rápido, realmente voa, contamos com a colaboração de quem entende de fotos aéreas espetaculares, Oliver Astrologo auxiliado pelos pilotos do Dirty Seagulls.

O resultado? Você pode ver dando play no vídeo.

Ferrari F8 Spider - teste Motor1.com na estrada

Não é apenas desempenho

Durante a realização das imagens, a F8 Spider apresentou desempenhos espetaculares, que podem ser adivinhados a partir de uma ficha técnica em que os 720 cv de potência e 78,5 kgfm de torque extraídos do motor V8 3.9 bi-turbo permitem que acelere de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos, de 0 a 200 km/h em 8,2 segundos e alcance os 340 km/h de velocidade máxima.

O excelente equilíbrio do chassi desta Ferrari cuidou do resto, o que nos permitiu brincar com o acerto dinâmico no limite da aderência dos pneus para desenhar trajetórias que pudessem realçar as tomadas escolhidas para dar ao filme um efeito único, um pouco diferente do normal.

O equilíbrio perfeito

Isso também se deve ao gerenciamento tipicamente Ferrari da eletrônica que rege a dinâmica do veículo, especialmente com o famoso "acelerador" na posição CT OFF que deixa o motorista livre para brincar com o pedal da direita e o volante no contra-esterço, sem desativar completamente o controle de estabilidade.

Ferrari F8 Spider - teste Motor1.com na estrada

Tudo com uma direção verdadeiramente telepática para a velocidade de resposta e com freios de carbono-cerâmica que nos deixam sem fôlego nas frenagens de curtas distâncias e na modulação do pedal.

E o motor? Sim, é verdade, a voz do V8 não é mais aquele grito que conhecemos da 355 ou 458. Mas o som da F8 não se confunde com os motores sobrealimentados de outros supercarros. Possui um timbre único. Ouça enquanto ecoa no caminho no meio da mata que escolhemos para este vídeo!

Ferrari F8 Spider - teste Motor1.com na estrada

Obs.: a título de curiosidade, confira a ficha técnica do carro comparada com a do drone que o perseguiu nos momentos mais espetaculares do vídeo. Os números, no entanto, não podem representar a habilidade dos respectivos pilotos...

 

Ferrari F8 Spider

Drone acrobático

Preço

A partir de 259.930 euros

1.300 euros (pronto para voar)

Potência

720 cv

25 V

Velocidade máxima

340 km/h

120 km/h

Dimensões

4,611 x 1,979 x 1,206 mm

250 mm (diâmetro)

Peso

1.400 kg

0,65 kg

Modalidade de pilotagem

4 + CT OFF

FPV com operador profissional

Envie seu flagra! flagra@motor1.com