Poucas histórias automotivas são tão cativantes quanto a batalha da Ford contra a Ferrari em Le Mans. Em 1966, este embate acabou sendo vencido pela Ford em um dramático 1-2-3 com os carros da marca americana na lendária corrida de 24 horas, e o GT40 ainda conseguiu a bandeira quadriculada mais três vezes em Le Mans na década de 1960. Já a Ferrari, 1965 foi a sua última vitória na competição.

A primeira vitória do GT40 Mark II e a saga que levou a este feito agora é famosa mundial, ultrapassando o mundo automotivo, graças a Ford vs Ferrari (conhecido na Europa como Le Mans '66), filme nomeado ao Oscar 2020 com Matt Damon e Christian Bale. A produção foca no lendário construtor Carroll Shelby e o piloto Ken Miles trabalhando no GT40 antes da Le Mans de 1966, lidando com muitas dificuldades vindas de todas as direções. Mas o quanto do filme realmente aconteceu em junho de 1966?

É claro que as datas dos eventos estão exageradas e que Hollywood sempre aumenta o drama dos fatos. Teria Ken Miles realmente jogado uma chave inglesa contra Shelby na corrida na Califórnia? A Ford realmente tentou intereferir tanto assim no time que preparava o veículo? Haviam outras empresas envolvidas no desenvolvimento do GT40? E Enzo Ferrari foi mesmo até Le Mans para assistir a corrida?

Confira as respostas neste documentário em inglês produzido pela Motorsport Network, mostrando entrevistas exclusivas com especialistas além de cenas de arquivos e fotos da extensa biblioteca da Motorsport.tv. É narrado por Tom Kristensen, piloto que venceu nove vezes a prova em Le Mans, e tem participações especiais que incluem Peter, o filho de Ken Miles.

O filme feito por Hollywood é fascinante, mas como você pode esperar, não conta toda a história. De Shelby e Miles até outros personagens importantes como Lee Iacocca, Roy Lunn e a dramática bandeirada final com Bruce McLaren, o documentário mostra verdadeira história de um dos momentos mais infames da história do automobilismo.

Além disso, não deixe de conferir os arquivos de 80 anos das 24 Horas de Le Mans no Motorsport.tv.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com