Esta categoria, que na edição 2018 do Seleção Motor1.com foi de R$ 65 mil a R$ 75 mil, teve quase o mesmo pódio do ano passado - só que desta vez o Yaris é o XS (primeira versão com o motor 1.5) e hatch - em 2018, foi o Sedan XL Plus. Mesmo assim, os VW Polo e Virtus Comfortline se saíram melhor e repetiram a dobradinha. Veja os detalhes:
Revisões: R$ 1.594,85
Desvalorização: 14,7%
Seguro: R$ 3.200,00
Cesta de peças: R$ 2.921,79
Com quase dois anos de mercado, a nova geração do Polo continua se destacando em diversos aspectos. Mesmo que novos concorrentes tenham aparecido desde então (em especial o Toyota Yaris), o hatch feito em São Bernardo do Campo (SP) segue como único com motor 1.0 turbo (128 cv e 20,4 kgfm) e itens como o diferencial blocante eletrônico (XDS) e as cinco estrelas no teste de impacto do Latin NCAP. Cobra mais nas revisões e tem maior desvalorização que o Yaris, mas é mais barato na compra, no seguro e no pacote de peças. De série, a versão Comfortline já vem com 4 airbags, controle de estabilidade, multimídia com tela de 6,5", freios a disco nas quatro rodas e rodas de liga aro 15".
Revisões: R$ 1.594,85
Desvalorização: 14,1%
Seguro: R$ 3.500,00
Cesta de peças: R$ 2.926,49
Como o Polo, o Virtus também se diferencia por uma série de qualidades ainda exclusivas em sua faixa de preços. É mais caro que o Yaris, mas oferece entre-eixos de 2.651 mm (que lhe confere mais espaço no banco traseiro) e um porta-malas maior que o do Jetta, com 521 litros, além de todos os itens já encontrados no Polo - mais uma saída traseira do ar-condicionado. Também usa o elogiado motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm de torque ligado ao câmbio automático de seis marchas, incluindo o diferencial blocante XDS. Só não venceu o Polo porque é significativamente mais caro (cerca de R$ 7 mil), com uma diferença maior que a média entre sedãs e hatches do mesmo projeto (ao redor de R$ 5 mil).
Revisões: R$ 1.207,60
Desvalorização: 12,6%
Seguro: R$ 3.350,00
Cesta de peças: R$ 3.187,11
O Yaris XS é o primeiro da gama do hatch com o motor 1.5 (110 cv e 14,9 kgfm), que vem sempre com o câmbio automático CVT. Traz alguns itens não oferecidos pelo Polo Comfortline, como borboletas no volante, ar digital (opcionais no VW), painel com tela TFT para o computador de bordo e retrovisor fotocrômico. Também ganha no conforto, tanto pelo suspensão macia quanto pelo CVT isento de trancos. Perde pontos pelo preço bem maior (quase no patamar do Virtus), apesar de ter as revisões mais baratas e desvalorização mais amena.
Nossa dica vai para o off-road de verdade mais barato do país. Conhecido por sua robustez e sistema de tração 4x4 com reduzida, o Suzuki Jimny é valente como poucos no fora-de-estrada. Esta versão 4All não traz luxos, mas já vem com direção hidráulica, ar-condicionado, conjunto elétrico e até sistema multimídia com espelhamento de smartphone. O motor 1.3 (85 cv e 11,2 kgfm) está ligado a um câmbio manual de cinco marchas. A nova geração do Jimny virá importada, mas a atual será mantida como opção mais acessível por tempo indeterminado.
Fotos: arquivo Motor1.com e divulgação
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