Para mais de 600 mil brasileiros, o Uber virou uma fonte de renda, seja como um bico para ajudar a pagar as contas, ou sua atividade principal. Na hora de começar a trabalhar com o aplicativo de transporte, fica a dúvida: qual carro funcionará melhor para esta função? Para ajudar um pouco na escolha, o Uber revela quais são os cinco carros favoritos dos motoristas, usados nas principais cidades em que atua no Brasil.

Não pode entrar qualquer carro. As regras do Uber dizem que, para participar na categoria UberX, a mais comum, o veículo tem que ser ano-modelo 2008 ou mais novo, ter ar-condicionado, quatro portas e capacidade para cinco pessoas. O UberSelect adiciona a exigência de que seja ano-modelo 2012 ou superior em todo o país, ou ano-modelo 2014 em algumas cidades dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, além de barrar a maioria dos hatches de entrada. Já no UberBlack, a referência é o luxo. Os carros têm de ser sedã ou SUV, com bancos de couro, ar-condicionado, carroceria na cor preta e ano-modelo 2012 no mínimo.

De acordo com a Uber, o tipo do carro não influencia tanto assim na escolha. Os clientes estão mais preocupados que o veículo esteja com a manutenção em dia, sem danos, e que esteja limpo por dentro. Então fique a vontade para escolher o carro que mais se adéqua ao seu bolso e que atenda aos poucos requisitos do aplicativo.

Veja quais são os cinco carros mais usados no Uber:

1º- Renault Sandero

Renault Sandero 1.0 SCe

É fácil entender porque o Sandero está no topo. É relativamente econômico, principalmente com os novos motores 1.0 e 1.6 SCe, tem espaço interno grande para um carro de seu segmento, e a Renault ainda oferece descontos para os parceiros aprovados da Uber. Além disso, é muito usado pelas locadoras, então é possível achar unidades usadas por bons preços por aí.

2º- Volkswagen Gol

VW Gol e Voyage 2019

Um dos carros usados mais vendidos do país, o Gol está aí há muito tempo. Passou por várias reestilizações e teve algumas mudanças na motorização (como a adoção do motor 1.0 de três cilindros), mas ainda manteve algumas peças dos modelos anteriores, o que reduz o custo de manutenção. Também é muito usado por locadoras, aumentando a rotatividade nas revendas.

3º- Chevrolet Onix

GM-Brazil-2017-Chevrolet-Onix-026

O carro mais vendido do país também está entre os preferidos do Uber. A alta quantidade de unidades nas ruas reduz o preço médio do custo de manutenção e ainda faz com que seja fácil de encontrar nas lojas de usados. Para completar, a General Motors está sempre fazendo uma promoção ou um feirão de fábrica, facilitando encontrar uma oferta que esteja dentro do bolso do cliente.

4º - Renault Logan

Logan 1.6 SCe

Assim como seu irmão hatchback, o Renault Logan é uma escolha fácil para quem quer começar a trabalhar com o aplicativo. Tem bons descontos oferecidos pela fabricante, é visto com frequência entre os modelos usados e tem custo de manutenção baixo. Embora a diferença de preço entre os dois não seja grande, o sedã acaba sendo preferência de quem espera usar o porta-malas em viagens, enquanto o Sandero é a opção de quem roda mais na cidade.

5º - Fiat Siena

Fiat Grand Siena GNV

O Fiat Siena é um velho conhecido entre os taxistas, principalmente no Rio de Janeiro. A fama faz com que ele seja muito procurado (a Uber diz que é o carro mais adotado por seus parceiros na capital fluminense). Pode atrair mais um público agora que a Fiat está oferecendo o sedã com preparação de fábrica para usar gás natural na versão com motor 1.4 – embora tenha que instalar o GNV em uma oficina autorizada.

Fotos: divulgação

Galeria: Renault Sandero 1.0 SCe - Teste

Envie seu flagra! flagra@motor1.com