Ford Ranger Raptor
Revelada no início do ano como versão mais capaz já desenvolvida para a linha Ranger, a variante Raptor rapidamente despertou o desejo dos fãs de picapes. Logo no período inicial de oferta, recebeu inúmeros pedidos e chegou até mesmo a gerar filas de espera em concessionárias da Austrália. Chama atenção pelo visual exclusivo e por atributos como o motor 2.0 turbodiesel de 213 cv, câmbio automático de 10 marchas e suspensão especialmente preparada para uso severo. Atualmente é vendida em países da Europa, Ásia e Oceania - e ansiosamente aguardada no Brasil. Foi confirmada recentemente na Argentina, o que acabou por gerar certa expectativa do lado de cá da fronteira. Mas a produção concentrada unicamente na Tailândia dificulta o lançamento em mercados mais distantes. Por aqui, o que está confirmado é a versão Storm, com adereços off-road.
Ford F-150 Raptor
Sinônimo de robustez quando o assunto é picape na América do Norte, a F-150 Raptor não tem porte médio como os demais exemplos dessa lista, mas acumula chances de desembarcar de forma oficial no Brasil. A grandalhona foi destaque no estande da marca no Salão de Automóvel de São Paulo e chegou a ser testada pela imprensa para alegria de alguns jornalistas (confira nossa avaliação aqui). Oficialmente, a Ford diz que estuda a importação do modelo, mas evita falar em prazos ou preços. No mercado norte-americano, a F-150 Raptor é vendida com motor 3.5 V6 EcoBoost (turbo e injeção direta) de 456 cv e 70,5 kgfm de torque, câmbio automático de 10 marchas e suspensão dianteira com amortecedores Fox de alto rendimento e ajuste variável, além de rodas aro 17" de alumínio forjado com pneus 315/70 R17 BFGoodrich All-Terrain, de uso misto.
Volkswagen Amarok V6 com 272 cv
A oferta do motor 3.0 V6 turbodiesel na Volkswagen Amarok já é uma realidade, mas a novidade aqui diz respeito ao aumento de potência programado para o ano que vem. Já disponível em mercados da Europa, o propulsor com rendimento extra entregará 258 cv e 59,1 kgfm de torque em modo normal e alcançará até 272 cv com a função Overboost ativada. Na prática, o novo mapeamento proporcionará aumento de 34 cv e 3 kgfm sobre os 224 cv e 56,1 kgfm do modelo atual. O câmbio automático de 8 marchas e a tração 4Motion seguirão sem alterações. A ideia da Volkswagen é manter o título de picape média mais potente do mercado, apesar da chegada da Mercedes Classe X V6.
Hilux com motor V6
Equipada atualmente com motores 2.7 flex de 159/163 cv e 2.8 turbodiesel de 177 cv, a picape Hilux está bem aquém das principais rivais no quesito desempenho. Mas no que depender da Toyota essa desvantagem deverá desaparecer em 2019, graças ao lançamento de uma nova opção de motorização. CEO da marca na Argentina, Daniel Herrero confirmou em abril que há planos para lançar uma variante inédita equipada com propulsor V6, como resposta direta à chegada da Volkswagen Amarok V6 e da Mercedes-Benz Classe X V6. O que não está claro ainda é se este motor será movido a gasolina ou a diesel. Recentemente, a Toyota iniciou na Argentina a produção da SW4 com motor 4.0 V6 a gasolina de 238 cv a 5.200 rpm e 38,2 kgfm de torque a 3.800 rpm. Pode ser um indicativo...
Nissan Frontier Nismo
A Nissan já oferece em mercados da Europa a Frontier em versão Off-Roader AT32, mas há planos para algo mais profundo. Em entrevista concedida em junho, o chefe de veículos comerciais da marca, Ashwani Gupta, afirmou que há estudos para o lançamento de uma variante verdadeiramente preparada, aos moldes do que a Ford fez com a Ranger Raptor. “O mais importante agora é definir qual powertrain adotaremos. Esse é o estudo que precisamos fazer", afirmou. Apesar das indefinições, as principais especulações apontam para o uso de um motor V6, de especificações ainda desconhecidas. Não será o da Classe X, possibilidade já negada pela própria Mercedes. Há chances de que o sobrenome Nismo seja adotado, em alusão à divisão esportiva da Nissan.
Chevrolet Colorado ZR2
Apesar de já termos a S10 como representante da General Motors no segmento de médias, o nome 'Colorado' foi curiosamente registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). O objetivo da empresa com o registro ainda é desconhecido, mas o fato é que a Chevrolet é uma das poucas marcas que não têm planos conhecidos sobre o lançamento de uma variante de desempenho na categoria. Ford, Toyota, Volkswagen e Nissan já oferecem ou têm planos de oferecer configurações topo de gama esportivas no portfólio de suas picapes. Talvez a ideia seja trazer uma das versões preparadas da Colorado disponíveis na América do Norte, entre elas a Z71 e a ZR2, que dependendo do caso podem ter motores 3.6 V6 a gasolina de 312 cv ou 2.8 turbodiesel de 184 cv. Esta última tem ainda o visual exclusivo e a preparação mecânica voltada para uso off-road como diferenciais.
Mercedes-Benz Classe X V6
Com lançamento no Brasil aguardado para o segundo semestre de 2019, a Mercedes-Benz Classe X (especialmente na variante V6) é mais uma picape de alto desempenho programada para breve. É vendida atualmente na Europa, mas será produzida na Argentina e chegará ao mercado brasileiro como primeira investida da marca da estrela na categoria. Sob o capô, terá como destaque o motor 3.0 V6 turbodiesel de 261 cv e 56,1 kgfm de torque, entregues a apenas 1.400 rpm. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e velocidade máxima de 205 km/h. O câmbio é um automático de 7 marchas. Por aqui, brigará diretamente com a VW Amarok V6.
Jeep Gladiator
Lançada recentemente nos Estados Unidos, a Jeep Gladiator ainda não foi oficialmente confirmada para o Brasil, mas já teve o registro de seu nome solicitado junto ao INPI. Esperada desde 2005, a picape é a primeira da marca lançada desde 1988 e toma como base a plataforma do Wrangler, incluindo a carroceria com estrutura sobre chassi. Sob o capô, a oferta de motores inclui as opções 3.6 V6 a gasolina de 289 cv e 35,9 kgfm (câmbios manual de 6 marchas ou automático de 8 posições) e 3.0 V6 turbodiesel de 263 cv e 61,1 kgfm (apenas com transmissão automática de 8 marchas). A marca promete o melhor desempenho fora-de-estrada do segmento.