A lista definitiva de quem é bom e quem não é na pista mais aterrorizante do mundo.

Ser o mais rápido a dar uma volta no circuito de Nordschleife em Nürburgring, na Alemanha, é uma medalha de honra. Chega a ser quase um clichê escrever que uma fabricante foi avistada testando um de seus carros novos na pista, simplesmente por ter se tornado tão onipresente. 

O circuito nasceu no começo da década de 1920 como um circuito de rua, cujas vias eram fechadas para serem usadas. Não demorou muito para transformar-se em algo mais permanente, e o épico layout de 17,5 milhas foi construído entre 1925 e 1927. O Nordschleife sempre assustou até mesmo os pilotos de corrida mais ousados e sempre foi uma prova severa tanto para homem quanto máquina. Preocupações sobre segurança fizeram com que a pista perdesse sua relevância, para logo seguida deixar de ser usada na F1 e em outros eventos grandes de corrida.

Uma versão mais anestesiada da pista foi usada em Grandes Prêmios nos últimos anos, só que não é a mesma coisa. O Nordschleife continua aberto para o público dirigir, para testes privados e para a incomum corrida de 24 horas, mas seus dias de glória com certeza já passaram - e com motivo. Tanto é que Walter Röhrl, lendário piloto de rally e que testa carros para a Porsche com frequência, deu uma entrevista em que disse que os carros modernos estão ficando rápidos demais para o circuito, e ele se recusou a tentar marcar um tempo com o 911 GT2 RS, deixando que Lars Kern pilotasse para marcar o recorde.

Quanto tempo o Norsdchleife continuará a ser a pista de testes para carros esportivos? Quem sabe. Mas quando até SUVs estão tentando marcar tempos rápidos, na forma de Porsche Cayenne Turbo e Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio, talvez essa ideia de usar o circuito alemão esteja saindo de controle.

Leia também:

Porsche 911 GT2 RS Nurburgring Record
Carros de rua mais rápidos de Nürburgring
Carrro Tempo Piloto Data
Porsche 911 GT2 RS 6:47.25 Lars Kern 20 de setembro de 2017
Lamborghini Huracán LP 640-4 Performante 6:52.01 Marco Mapelli 5 de outubro de 2016
Porsche 918 Spyder 6:55 Marc Lieb 4 de setembro de 2013
Lamborghini Aventador LP 750-4 Superveloce 6:59.73 Marco Mapelli 18 de maio de 2015
Dodge Viper ACR 7:01.3 Lance David Arnold 1 de setembro de 2017
Nissan GT-R Nismo 7:08.679 Michael Krumm 30 de setembro de 2013
Mercedes-AMG GT R 7:10.92 Christian Gebhardt Dezembro de 2016
Gumpert Apollo Sport 7:11.57 Florian Gruber 13 de agosto de 2009
Dodge Viper ACR 7:12.13 Dominik Farnbacher 14 de setembro de 2011
Porsche 911 GT3 7:12.7 Lars Kern 4 de maio de 2017

 

Leia também:

Vans at the Nurburgring
Menções honrosas
Carro Tempo Piloto Data
SUV mais rápido      
Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio 7:51.7 Fabio Franca Setembro de 2017
Hot Hatch mais rápido      
Seat Leon Mk3 Cupra 7:58.4 Jordi Gene Março de 2014
Valeu a tentativa      
Volkswagen Lupo GTI 9:09 Daniel Schwerefeld 29 de setembro de 2002

Galeria: Nurburgring Guide