– Pebble Beach, California

Com velocidade máxima de 40 km/h, o Volkswagen I.D. Buzz é um dos carros mais lentos que cruzam os 27 km de Pebble Beach durante o Monterey Car Week. De fato, a fila de carros atrás de mim crescia a cada minuto enquanto eu dirigia o conceito amarelo pela costa da Califórnia. Mas isso não tem importância. Todos amam esta coisa - as pessoas atrás de mim seguravam os smartphones para fora da janela para tirar fotos e passavam dizendo "legal" e sorrindo. Nunca recebi tantos elogias em apenas uma tarde. 

Mas o que eu estava fazendo dirigindo um carro conceito pela praia? Seus pneus limitaram a velocidade, enquanto o carro inteiro tremia em cada lombada que passava. Não, não vamos falar sobre como é, necessariamente, andar nesse carro aqui, além do fato de que, sim, o I.D. Buzz pode ser dirigido. O volante é estranho de segurar, com seu formato retangular, e é pesado. Acelerador e freios são rígidos, mas não estava ligando muito para isso. Mas ao menos as luzes de sinalização funcionavam. Na verdade, a Volkswagen apenas me deixou dar uma volta no I.D. Buzz para falar sobre seu anúncio recente da volta da Kombi. 

Volkswagen I.D. Buzz Concept at Pebble Beach
Volkswagen I.D. Buzz Concept at Pebble Beach
Volkswagen I.D. Buzz Concept at Pebble Beach
Volkswagen I.D. Buzz Concept at Pebble Beach

 Na verdade, a Volkswagen apenas me deixou dar uma volta no I.D. Buzz para falar sobre seu anúncio da volta da Kombi 

Sim, em 2022 a Kombi voltará ao mercado (ao menos o norte-americano). Será o terceiro veículo lançado da nova família de elétricos da VW, depois do I.D hatchback e do I.D. Crozz CUV, ambos já com produção confirmada. A VW diz que a versão de produção terá 374 cv e autonomia de 430 km. Mas, por enquanto, o conceito que dirijo usa uma versão do motor elétrico do e-Golf, pois é o que está disponível. "Ele foi feito apenas para entrar e sair do palco", um representante da VW me lembrou. 

Mas não é apenas um showcar. Há alguns pontos que mostram o carro de produção. O tamanho e perfil, por exemplo, são bons representantes do que estará nas ruas um dia. A VW diz que largura e altura são quase os do carro final, mas será um pouco menor no comprimento, usando a plataforma modular MEB, base de todos os novos elétricos da marca. 

Volkswagen I.D. Buzz Concept at Pebble Beach
Volkswagen I.D. Buzz Concept at Pebble Beach
Volkswagen I.D. Buzz Concept at Pebble Beach
Volkswagen I.D. Buzz Concept at Pebble Beach

Meu único pedido é que a VW mantenha essa cor e os detalhes do interior combinando na versão de produção 

Mas como o carro de produção será? Seu palpite é como o meu. Tenho visto modelos modernos da VW com o mesmo formato da Kombi no decorrer dos anos. O Bulli e Budd-e são parecidos com o I.D. Buzz de hoje - detalhes como faróis e lanternas devem mudar, mas o formato será o da Kombi (com a frente reta, seguindo padrões de crash test com pedestres). Câmeras laterais virarão retrovisores. As grandes rodas serão reduzidas e terão pneus de verdade. Meu único pedido é que a VW mantenha essa cor e o interior combinando na versão de produção. 

Falando nele, o interior será legal como o do conceito, com banco traseiro e diversas peças móveis. No conceito, há um lounge, com um sofá de dois lugares no fundo, sistema de entretenimento no meio e um piso que guarda um iPad com internet e 4 portas USB para carregar smartphones dos passageiros. Você pode deslizar o módulo entre os banco do motorista e do passageiro dianteiros, para facilitar o acesso aos controles do sistema multimídia quando não há pessoas atrás. 

Ao volante, um grande para-brisa bem na sua frente. A VW diz querer manter a sensação da clássica Kombi, com bastante área envidraçada, principalmente na dianteira. Se largura e altura serão os mesmos do conceito, o espaço para ombros e cabeça será quase uma reprodução com bastante espaço interno. 

Volkswagen I.D. Buzz Concept at Pebble Beach
Volkswagen I.D. Buzz Concept at Pebble Beach
Volkswagen I.D. Buzz Concept at Pebble Beach
Volkswagen I.D. Buzz Concept at Pebble Beach

Não perca as esperanças de ter algo futurista. O volante retangular com botões para seleção de marchas, indicador de direção e outros controles? Será algo mais convencional. O que pode acontece é a possibilidade dele se esconder totalmente no painel, permitindo que o banco do motorista vire 180º para ficar de frente aos passageiros de trás. Claro, isso significa que os I.D terão sistemas autônomos. Mas até 2022 teremos isso. É o futuro!

Enquanto o futuro não vira presente, muito do I.D. Buzz de produção se mantém como mistério. A boa notícia é que ele será vendido nos Estados Unidos. E considerando a boa resposta que os conceitos receberam com os anos, imagino que será um veículo de nicho que agradará muitos compradores. Abram suas carteiras, surfistas da Califórnia. A Volkswagen quer seu dinheiro! 

Fotos: Volkswagen

Galeria: Volkswagen I.D. Buzz at Pebble Beach

Envie seu flagra! flagra@motor1.com