O segmento mais aquecido do mercado – em relação ao mesmo período de 2016, as vendas cresceram acima de 45% - registrou uma disputa muito acirrada pela liderança em agosto. O vitorioso foi um modelo que há meses figurava como coadjuvante.
Com 4.576 emplacamentos, seu melhor resultado desde outubro (4.811), o Jeep Renegade assumiu a ponta, impulsionado pelas vendas diretas (quase 60% do total). Mas foi no sufoco: o Honda HR-V (4.419), que não vendia tanto há exatos 12 meses, não deixou a diferença superar as 200 unidades. Para completar, o Hyundai Creta (4.379) registrou seu novo recorde.
Destaque de julho, o Kicks também foi muito bem: com 3.469 unidades, o Nissan viu as vendas crescerem mais de 76% em relação ao ano passado e se aproximou das 3.501 unidades emplacadas em março, até então o seu melhor desempenho.
Em seu primeiro mês cheio, a versão reestilizada do Ford Ecosport conquistou a preferência de 2.726 consumidores. Apesar disso, esse número foi 11,2% inferior ao de agosto de 2016. Fora do top 5, o Honda WR-V emplacou 1.845 unidades, apenas oito a menos do que o recorde de abril (1.853).
Décimo colocado na última lista, o Renault Duster (1.477) reagiu e voltou a ser o SUV nº 1 da marca francesa – o Captur, com 1.173 unidades, veio logo em seguida, na oitava posição. Nono, o Peugeot 2008 (1.119) superou a barreira das mil unidades mensais pela primeira vez em 2017. Mais do que dobrando os números de um ano atrás, o Chevrolet Tracker (1.056) completou o top 10.
Reestilizado, o Lifan X60 (276) foi o melhor do restante, com vendas subindo acima de 100%. Em crescimento, no entanto, ninguém superou o T5: com 238 unidades, o modelo da JAC avançou 213% no período. Novamente lanterna, o Kia Soul emplacou apenas 27 unidades em todo o país, 15,6% a menos do que o já fraco resultado de 2016.
SUVs / Crossovers I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
AGO/17 |
JUL/17 |
AGO/16 |
% AGO 17 |
% JUL 17 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
JEEP RENEGADE |
25545 |
4576 |
3176 |
4483 |
16,70% |
15,73% |
44,08% |
2,07% |
2º |
HONDA HR-V |
31146 |
4419 |
3511 |
4905 |
16,13% |
17,39% |
25,86% |
-9,91% |
3º |
HYUNDAI CRETA |
24870 |
4379 |
3169 |
0 |
15,98% |
15,70% |
38,18% |
- |
4º |
NISSAN KICKS |
18707 |
3469 |
2472 |
1970 |
12,66% |
12,24% |
40,33% |
76,09% |
5º |
FORD ECOSPORT |
18372 |
2726 |
1464 |
3071 |
9,95% |
7,25% |
86,20% |
-11,23% |
6º |
HONDA WR-V |
9391 |
1845 |
1563 |
0 |
6,73% |
7,74% |
18,04% |
- |
7º |
RENAULT DUSTER |
11809 |
1477 |
718 |
2131 |
5,39% |
3,56% |
105,71% |
-30,69% |
8º |
RENAULT CAPTUR |
6632 |
1173 |
1103 |
0 |
4,28% |
5,46% |
6,35% |
- |
9º |
PEUGEOT 2008 |
6994 |
1119 |
893 |
1123 |
4,08% |
4,42% |
25,31% |
-0,36% |
10º |
CHEVROLET TRACKER |
6993 |
1056 |
1113 |
488 |
3,85% |
5,51% |
-5,12% |
116,39% |
11º |
LIFAN X60 |
1152 |
276 |
215 |
134 |
1,01% |
1,06% |
28,37% |
105,97% |
12º |
SUZUKI JIMNY |
1198 |
241 |
117 |
130 |
0,88% |
0,58% |
105,98% |
85,38% |
13º |
JAC T5 |
1682 |
238 |
250 |
76 |
0,87% |
1,24% |
-4,80% |
213,16% |
14º |
SUZUKI VITARA |
1203 |
170 |
196 |
70 |
0,62% |
0,97% |
-13,27% |
142,86% |
15º |
TROLLER T4 |
978 |
147 |
139 |
104 |
0,54% |
0,69% |
5,76% |
41,35% |
16º |
SUZUKI SCROSS |
476 |
64 |
52 |
91 |
0,23% |
0,26% |
23,08% |
-29,67% |
17º |
KIA SOUL |
264 |
27 |
39 |
32 |
0,10% |
0,19% |
-30,77% |
-15,63% |
|
|
167412 |
27402 |
20190 |
18808 |
100,00% |
100,00% |
35,72% |
45,69% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 2008 cresce 60% e alcança melhor resultado desde 2018
Todas as novidades da Ferrari que chegarão em 2025
Porsche bateu recorde em 2023, mas já não cresce como antes; por quê?
Legislativo federal começa a regular futuro do carro autônomo no Brasil
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat
Flagra: novo Chevrolet Equinox pode ser o próximo lançamento para o Brasil
Fiat repete fase ruim e perde liderança em vendas na Itália em outubro