A Honda Africa Twin é um dos modelos mais icônicos da marca japonesa e acaba de chegar totalmente renovada para a linha 2021 no mercado brasileiro. A aventureira nasceu para dominar os ralis do Paris-Dakar na década de 1980 e recebeu um grande incremento de tecnologia, desempenho e versatilidade. Se antes a moto tinha duas opções, agora ela dobrou as possibilidades com a nova geração.

Honda Africa Twin 2021 Adventure Sports

Há uma opção para cada gosto. A nova Africa Twin é oferecida nas versões CRF 1100L Africa Twin, para quem quer uma aventureira de verdade, e CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES, com maior foco no conforto e nas viagens de longas distâncias. Independente da proposta, pode-se optar pelo prazer de guiar com o câmbio tradicional ou ainda usufruir de toda tecnologia e conforto da Dual Clutch Transmission (DCT), exclusivo sistema da Honda com transmissão automática de dupla embreagem. Com isso, são nada menos que 4 opções de Africa Twin para você escolher.

As inovações

A  primeira alteração da nova Honda Africa Twin 2021 ficou por conta da motorização. O propulsor permanece usando a consagrada configuração de 2 cilindros paralelos com arrefecimento a líquido, mas sua capacidade aumentou de 998 cm³ para 1.084 cm³. O escapamento recebeu ainda um novo abafador com uma válvula de controle (ECV), que varia a saída de escape para controlar tanto a entrega de potência quanto as emissões. Dessa forma, a performance aumentou, entregando agora 99,3 cv a 7.500 rpm e 10,5 kgfm a 6.000 rpm.

O motor também recebeu novos componentes de alumínio na estrutura, utilizando o material nos cilindros, o que possibilitou uma redução de peso do conjunto na ordem de 2,5 kg. O sub-chassi também é de alumínio, assim como a balança traseira, que também passou a usar o material mais leve. A Honda declara um peso de 206 kg (a seco) com câmbio mecânico e 215 kg com o automatizado na versão CRF 1100L Africa Twin. O visual também foi renovado, com o destaque para o marcante farol duplo frontal em LED circundado pelas luzes diurnas de condução.

Farta lista tecnológica

Outra novidade da Honda Africa Twin 2021 é o quadro de instrumentos com tela digital de TFT de 6,5 polegadas para todas as versões. Ele permite, além de muitas outras funções, o monitoramento dos modos de condução: Tour, Urban, Gravel, Off-Road e mais dois personalizáveis. Estes ajustes alteram o comportamento de resposta do motor e dos controles eletrônicos. Nos modos customizáveis, pode-se escolher 7 níveis de atuação do controle de  tração e mais 3 do sistema de mitigação de empinadas.

Honda CRF 1100L Africa Twin 2021

Há ainda a conectividade com dispositivos por meio de, Bluetooth, Android Auto e Apple Car Play. Com ela, o piloto pode usar o próprio smartphone para projetar informações do smartphone, como aplicativos de mapas ou de música, sem ter que recorrer a suportes de guidão ou ficar constantemente parando para consultar o aparelho.

Outro incremento de tecnologia da Africa Twin ficou por conta da introdução de um sensor inercial de seis eixos, que permite uma atuação mais refinada dos sistemas de ABS e controle de tração em curvas. O chamado “Cornering ABS” tem as funções “Road” “Off-Road”, também selecionáveis.

Honda Africa Twin 2021 Adventure Sports

Desde a versão de entrada, a nova Honda Africa Twin traz luzes diurnas de LED, parabrisa baixo e controle de cruzeiro. As rodas são raiadas - mais resistentes - de 21 polegadas na dianteira e de 18 polegadas na traseira, trazendo pneus de perfil mais agressivo, sendo a configuração ideal para sair do asfalto. Na versão Adventure Sports ES, os pneus são do tipo sem câmara, provendo um rodar mais confortável na estrada. As duas já contam com a comodidade do piloto automático.

Outros diferenciais da Adventure Sports ES ficam por conta de um parabrisa mais alto e com regulagem, sistema de iluminação em curvas, manoplas com aquecimento, suporte de bagageiro traseiro de alumínio e um protetor de motor maior. Um dos diferenciais da Africa Twin Adventure Sports ES em seu segmento e também em relação ao modelo de entrada, é a suspensão com ajuste eletrônico (Electronic Suspension) fornecido pela Showa, daí o ES no nome. Itens como cavalete central, bagageiros de alumínio e faróis de neblina podem ser adquiridos como acessório nas concessionárias.

Números e medidas

Com o aumento da cilindrada, o motor da nova Africa Twin foi instalado um pouco mais para frente no chassi. Isso possibilitou que o banco fosse instalado em posição mais baixa. Agora, a altura do assento em relação ao solo fica entre 850 mm e 870 mm, dependendo do ajuste utilizado pelo condutor. O vão livre em relação ao solo é de 250 mm em ambas as versões. O garfo dianteiro nos dois casos é do tipo invertido com 230 mm de curso, enquanto a traseira é monoamortecida com sistema Pro Link e tem 220 mm de curso.

Para os freios, são utilizados dois discos de 310 mm e pinças de 4 pistões na frente, enquanto a traseira tem disco único de 256 mm. Quem optar pelo exclusivo câmbio de dupla embreagem receberá uma segunda pinça na traseira que atua como freio de mão. A roda dianteira tem 21 polegadas e usa pneu de medida 90/90, enquanto a traseira tem 18 polegadas com pneu 150/70. Ambos ganharam um novo desenho. O tanque de combustível agora acomoda 18,8 litros de combustível, ou 24,8 litros na Adventure Sports ES.

Juntando-se às dimensões compactas da nova Honda Africa Twin 2021 com a expressiva redução em seu peso, a nova geração da aventureira passa a apresentar características de ciclística mais amigáveis, apropriadas para pilotos de diferentes estaturas e experiências.

Câmbio manual e automatizado

As duas versões da nova Honda Africa Twin serão comercializadas com as opções de câmbio mecânico de 6 velocidades ou com a exclusiva transmissão automatizada de dupla embreagem também de 6 marchas (DCT). No primeiro caso, a embreagem ganhou função deslizante, para minimizar os trancos nas reduções.

Honda CRF 1100L Africa Twin 2021

A Honda já tem vasta experiência com esse tipo de câmbio, que vem crescendo em participação nas vendas da marca no continente europeu. Por lá, a empresa afirma que quase metade de todas as Africa Twin estão saindo das lojas do Velho Continente já equipadas com o câmbio DCT. No caso da nova geração da aventureira, a transmissão oferece trocas mais rápidas tanto nos modos manual (MT) e esportivo (S) quanto no convencional (D).

Honda CRF 1100L DCT Africa Twin 2021

Quem optar pelo modo S do câmbio, perceberá que ele pode atuar em três níveis selecionáveis, com um progressivo incremento de giro do motor na hora da troca de marchas tanto na aceleração quanto nas reduções. Com a tecla G, botão disponível no painel e manopla, a transmissão é capaz de prover uma maior tração na roda traseira mesmo em terrenos não pavimentados. Por último, o DCT também detecta a inclinação da moto, adaptando o padrão e o ponto de troca de marcha.

Cores e versões

Para a pintura, a Honda oferece as versões Adventure Sports ES manual e Adventure Sports ES DCT cor Pearl Glare White (branco perolizado). Já a Africa Twin manual pode vir na cor Mat Ballistic Black Metallic (preto metálico) e Grand Prix Red (vermelho), enquanto a Africa Twin DCT chega na cor Grand Prix Red. A CRF 1100L Africa Twin manual custará R$ 70.490, enquanto a versão Adventure Sports ES manual sai por R$ 90.490. As novas versões dotadas de transmissão DCT custam R$ 76.804 e R$ 96.626, respectivamente.

Honda CRF 1100L DCT Africa Twin 2021

A Honda oferece 3 anos de garantia para a novidade sem limite de quilometragem. A primeira revisão é feita aos 1.000 km, enquanto as demais ocorrem a cada 6.000 km. As trocas de óleo estão programadas para acontecer a cada 12.000 km para facilitar a manutenção, ainda mais para quem acumula grandes quilometragens em viagens.

Motocicletas mostradas: CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports DCT na cor Branco Perolizado Tricolor, com os acessórios faróis de neblina, proteções de carenagem, proteções de motor, malas laterais, kit top box e grades do radiador de aço inox opcionais instalados, e CRF 1100L Africa Twin DCT na cor Vermelho - Grand Prix Red, com pneus off-road e acessórios kit de pedaleiras rally e faixas de roda opcionais instalados. Os pneus off-road e os acessórios mostrados nestas imagens são vendidos separadamente. As faixas de roda e as grades do radiador de aço inox não estão disponíveis para venda no Brasil. Consulte a disponibilidade desses e de outros acessórios na concessionária Honda Motos mais próxima.

Galeria: Honda Africa Twin 2021

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